domingo, 27 de setembro de 2009

Tá chegando a hora!

Pois é queridos alunos... vocês achavam que 3 anos era muito tempo, mas a hora chegou! Falta menos de 1 semana para o Enem!
Mantenham a sua rotina de estudo, sempre intercalando com momentos de lazer/descontração e procurem descansar bem nesta semana. Lembrem-se: se você vai correr uma maratona de 10 km, você precisa estar preparado para correr, pelo menos, 15 km. Com relação à química, o que precisa estar bem treinado é: estequiometria, mol, equilíbrio químico, reações químicas (como o da esterificação), funções orgânicas e inorgânicas. Agora, o que não dá é ficar indo ao shopping todos os dias nesta semana!
 

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Explosão em Santo André!

Hoje, por volta das 12:30 h uma loja de fogos de artifícios explodiu na cidade de Santo André. Oficialmente foi informado a morte de 2 pessoas. As imagens do local são impressionantes, mas você sabe por que e como a explosão pode causar tantos danos?
Um explosivo é uma substância líquida ou sólida que satisfaz três critérios principais:
§      A decomposição deve ser rápida;
§      A decomposição deve ser muito exotérmica (libera energia na forma de calor);
§      Os produtos da decomposição devem ser gasosos, assim a reação é acompanhada de um tremendo aumento de pressão exercido por esses gases.
A combinação desses três efeitos leva a uma produção violenta de calor e gases, que geralmente estão associadas com as explosões.
Explosão em Santo André

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

3° ano

Outro dia estávamos falando sobre contração muscular, lembram-se? Vejam que vídeos legais sobre o assunto.



A química está "blogada"!

Vamos aproveitar este espaço para divulgar a Química!

Afinal, o que faz da química uma matéria tão interessante? O quê? Você não acha? Então eu te mostro: a química é interessante justamente porque ela responde a todas as suas dúvidas, ou seja, a química tem resposta para todos os acontecimentos curiosos e, ainda, o estudo desta ciência se relaciona com os avanços tecnológicos.

Você já se fez alguma pergunta do tipo: por que a cebola provoca lágrimas? A resposta é muito simples, mas você precisa ter um conhecimento químico. A cebola possui várias substâncias voláteis e uma delas é o dissulfeto de alila, uma substância orgância que irrita as mucosas. Resumindo: você corta a cebola, o dissulfeto de alila evapora, chega aos seus olhos e os irrita.

Então pergunto: aquela história de ficar com a boca cheia de água para não chorar enquanto corta cebola é crendice ou verdade?

Vamos estudar!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009