domingo, 21 de agosto de 2011

Verificação Geral

Olá, Pessoal!

Nesta sexta-feira aconteceu a Verificação Geral do 8º ano do EF ao 3º ano do EM. Esta intervenção tem como objetivo submeter o aluno a experiência de realizar um dia de avaliação. Muitos alunos ficam tensos e preocupados com o seu desempenho (sua nota), porém mais importante que o resultado é a análise de seu desempenho, a autoavaliação.

Tomo a liberdade de iniciar a sua reflexão quanto ao seu rendimento através de uma observação minha, se não for o seu caso, fica a dica.

Durante a realização da Verificação Geral, percebi que muitos alunos estavam cansados e não conseguiam concentrar-se.

Na véspera de um evento desta magnitude - que exige esforço físico (isso mesmo físico) e intelectual - é essencial uma boa noite de sono. Pesquisadores da Escola de Medicina e Saúde Pública da Universidade Wisconsin, nos Estados Unidos, afirmam que o sono tem um papel fundamental na capacidade do cérebro para reagir ao ambiente. Porém, não é somente na véspera, o ato de dormir exige uma rotina, abaixo seguem algumas dicas para você ter sempre uma boa noite de sono.

1ª) Durma sempre no mesmo horário. Não use o período da noite para estudar um pouco mais ou terminar aquela matéria. O cansaço extra não compensa;

2ª) Faça exercício físico regularmente, pois o cérebro tem muitas áreas motoras que participam do aprendizado. Não exagere, nada de correr 40 km. Passeie com o cachorro, faça caminhadas leves;

3ª) Se não consegue fazer todos os exercícios sugeridos naturalmente, 'no piloto automático', é porque está incorporando conhecimento. Isso torna o raciocínio mais lento. Lembre-se que tendemos a fazer o que é automático mais rápido. Portanto, neste caso, uma queda de desempenho não deve ser encarada como negativa;

4ª) Evite ficar na cama remoendo ideias e rolando de lá para cá. Se não conseguir dormir em 30 minutos, levante-se e vá para a sala. Leia um romance. Quando o sono vier, volte para a cama.

5ª) Tire televisão e computador do quarto. Checar e-mail e ir dormir é o mesmo que levar problemas para a cama. Somente é permitido até uma hora antes do horário de dormir.

6ª) Evite café, chocolate, refrigerantes tipo cola e guaraná e chá mate ou preto no início da noite, pois contêm cafeína, e prefira alimentos leves antes de dormir;

) Aprenda a respirar direito, relaxe. Não se preocupe tanto com o futuro, pois a ansiedade imobiliza;

8ª) A preparação para uma prova deve ser planejada. Não adianta sobrecarregar-se, dormindo tarde e acordando cedo, para tentar aprender em um mês o volume de matérias de um ano;

9ª) Encare as várias provas como o trabalho que você tem todos os dias. Vá a cada uma delas e dê o melhor;

10ª) Pode ser que você precise de mais horas de sono, pois está aprendendo, e isso exige, às vezes, cochilos para o cérebro refazer suas reservas. Isso não é preguiça, é normal.

domingo, 14 de agosto de 2011

Quem disse que química não serve para nada?

Você provavelmente conhece o programa Pânico na TV – apesar de ser um programa bem apelativo, é bastante popular. É aquele tipo de programa que a Professora Julia não indicaria a ninguém. Mas foi através deles que nós (Caio, Carol, Jade, Ingrid, Kendy, Kluay, Matheus, Marisa, Paula, Pedro H, Thais e Thiago um grupo do 2º ano A de 2010) conseguimos nossos 8 segundos de fama.

No ano passado, produzimos um vídeo mostrando uma das teorias da extinção dos dinossauros de forma animada com a finalidade de ser apresentado para as turmas do infantil durante o Show de Química.

No dia 3 de julho o programa Pânico na TV utilizou um pedaço desse nosso vídeo em uma matéria sobre como as cinzas do vulcão chileno afetaram os vôos para a Argentina em plena Copa América.

Abaixo, está um trecho da reportagem em que o pedaço do vídeo aparece (1:14) e o vídeo completo do trabalho realizado para o show de química.

E viva a Química!