quinta-feira, 15 de março de 2012

Olá, pessoal!
Gostaria de agradecer à professora Cintia que hoje nos mostrou a importância da reciclagem e como podemos, facilmente, contribuir com o meio ambiente e com a sociedade. Após esta intervenção, espero que vocês reflitam sobre o assunto e colaborem com o Núcleo de Ação Social (NAS) de nosso colégio. Este tema é um dos principais objetos de estudo da química e, coincidentemente, o nosso ex-aluno Henrique Seiji Sato (aluno de Química da USP, atualmente) me enviou o texto abaixo que aumenta o nosso conhecimento sobre o assunto.
Boa leitura!

"Nossas ruas estão cobertas com os metais: platina, ródio e paládio. Infelizmente a quantidade é mínima o que inviabiliza a recuperação dos mesmos, uma vez que os custos de recuperação superam, e muito, os possíveis ganhos com a vendo dos metais; apesar de haverem pesquisas com o intuito de aprimorar o resgate dessa riqueza.

Como eles foram parar lá?

A platina, ródio e paládio estão presentes em pequenas quantidades nos catalisadores usados para minimizar a emissão de poluentes em veículos. E aos poucos vão sendo dispersos junto com a fumaça emitida pelos canos de descarga, formando uma preciosa camada sobre o asfalto, que vai sendo acumulada ano após ano.

O processo de catálise serve para diminuir a agressividade dos poluentes emitidos durante a combustão. Dentro dos favos o tóxico monóxido de carbono é convertido no menos nocivo dióxido de carbono, ocorrem também reações envolvendo óxidos de nitrogênio e combustível que foi apenas parcialmente queimado, também transformando-os em substâncias não tão agressivas ao meio ambiente e à saúde humana.
É bom lembrar que a eficiência das reações só é máxima quando o catalisador está quente. Ou seja, após alguns minutos de funcionamento. E a presença de chumbo no combustível pode "matar" o catalisador, sendo necessário ter cuidado ao abastecer o carro em outros países que ainda não adotaram a total eliminação de aditivos contra chumbo.

A outra ponta

A cidade de Norilsk, na Rússia, é uma das localidades com a maior mineração de platina. E lamentavelmente também considerada pela revista Time (em 2007) como estando entre as cidades mais poluídas do mundo.

Importância da Reciclagem

As reservas de tais metais não são abundantes, e o desperdício acelera a possibilidade de esgotamento dos depósitos economicamente viáveis para extração. Mais um motivo para sempre nos lembrarmos da importância da reciclagem e coleta seletiva. Cuidado que é tomado pelas empresas que trabalham com escapamentos e acessórios, que enviam os catalisadores usados para a reciclagem em instalações especializadas. Mesmo quando a reciclagem não pareça tão economicamente favorável no presente, é a melhor solução, pois o futuro pode cobrar o amargo preço da escassez.".

domingo, 4 de março de 2012

GABARITO - Integrando seu conhecimento (1º ano)

Olá, Pessoal (do 1º ano)!
Os exercícios da atividade da página 65 (Integrando seu conhecimento) deram muito trabalho? Fiquem tranquilos que o objetivo desta atividade era a reflexão, o que muitas vezes é trabalhoso.
Para os que têm interesse, segue abaixo as respostas das questões, qualquer dúvida, por favor, procurem-me.
1. Mistura, pois a água doce contém além de água, uma série de substâncias dissolvidas.
2. Não, pois trata-se de uma mistura.
3. A - água; B - álcool. O álcool é mais volátil (evapora mais rápido) que a água, pois apresenta menor temperatura de ebulição .
4. O álcool é mais volátil, através do gráfico é possível verificar que o álcool possui menor temperatura de ebulição.
5. A água evapora deixando o ar mais úmido e agradável.
6. Observando o gráfico, verifica-se que a água possui maior temperatura de solidificação (fusão), portanto, ela congelará antes do álcool. O álcool é a substância que não congelou, pois para o álcool congelar é necessário resfriá-lo a -117 ºC, e nenhum congelador doméstico alcança essa temperatura.
7. A quantidade de álcool na vodca (40% em volume) é muito maior que na cerveja (5% em volume); como consequência, a temperatura de congelamento da vodca é menor que a da cerveja e, por isso, não congela.
8. Álcool, pois se o gelo afunda no líquido é porque a sua densidade é maior que a do líquido.
9. Entre a densidade do álcool puro (0,8 g/mL) e da água pura (1 g/mL).
10. A