quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Unicamp 2011


Oi, Pessoal!
Como vocês sabem, a Unicamp iniciou as inscrições para o vestibular de verão 2011. A Unicamp é uma autarquia, autônoma em política educacional, mas subordinada ao Governo Estadual. Oferece 3.444 vagas em 66 cursos. Neste ano acontecerão mudanças que incluem:
1ª fase (duração de 5 horas) - 48 questões de múltipla escolha sendo 12 questões de Matemática, 18 questões na área de Ciências Humanas, Artes e Humanidades e 18 questões na área de Ciências da Natureza. Além da produção de 3 textos de gêneros diferentes.
2ª Fase (distribuídas em 3 dias) - 24 questões dissertativas em cada um dos 3 dias. Matemática (12) e Língua Portuguesa e Literatura (12); Ciências da Natureza - Física (8), Química (8) e Ciências Biológicas (8); Ciências Humanas e Artes - História (8), Geografia (8), Língua Inglesa (6) e Filosofia (2).
No endereço http://www.comvest.unicamp.br/vest2011/simulado/notas.html você tem acesso ao simulado oficial da Comvest realizado no dia 16 de maio (prova, gabarito, notas etc.).
E, não se esqueçam: as inscrições da Fuvest começarão dia 27.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Bomba Atômica

Olá, pessoal!
Vocês sabiam que no dia 06 de agosto uma das maiores atrocidades causada pela utilização maléfica da ciência completou 65 anos? Nesta data em 1945 as 8:15 da manhã o avião americano Enola Gay largou a bomba atômica denominada Little Boy sobre o centro de Hiroshima no Japão. Esta bomba explodiu a cerca de 600 metros do solo e criou uma enorme bola de fogo. O calor foi tão intenso que prédios e pessoas num raio de 2 km foram simplesmente reduzidas a cinzas. Estima-se que 140 mil pessoas morreram por causa da bomba até o final de dezembro de 1945.
Mas por que falar de algo tão triste? Pego emprestado as palavras do grupo de paz de Hiroshima "Se ninguém falar, nada muda".
E vocês, o que fazem para conseguirmos a paz mundial? Será apenas um sonho?
Abaixo, segue o comercial de um documentário sobre esta trágica história. Se vocês tiverem interesse podemos marcar uma sessão para exibi-lo, pois possuo uma cópia com legenda em espanhol.