terça-feira, 4 de outubro de 2011

Convite

Olá, Pessoal!
Vejam o convite que recebemos do Henrique Seiji Sato (turma de 2010). Vamos encarar o desafio?

É com grande satisfação que lançamos a Olimpíada de Química do Estado de São Paulo OQSP-2012, tendo como tema "Um mundo melhor com a Química", em consonância como o tema do Ano Internacional da Química, que transcorre em 2011. Nove mil cartazes e 9 mil folders seguem pelo correio para milhares de escolas cadastradas (basta enviar endereço postal para abqsp@iq.usp.br).

Os professores de cada escola (pública ou privada) tem até 24 de novembro para selecionar e inscrever na OQSP-2012 as 2 melhores redações dos seus alunos de 1ª série e duas dos de 2ª série do ensino médio.

Nas férias de fim de ano, meia centena de professores doutores em química vai avaliar as redações inscritas na OQSP-2012 e selecionar as 100 melhores. Em março de 2012, seus autores serão convocados para o exame da Fase Final, programada para 2 de junho de 2012, no IQ-USP, quando disputarão os R$6 mil em prêmios na Fase Final. Aos 100 autores se somarão os melhores "treineiros" de FUVEST (Exatas e Biológicas) e os vencedores da ORQ (USP-Ribeirão Preto) e do Torneio Virtual de Química.

Aproveitamos para convidar professores, alunos e demais interessados para o Ciclo de Palestras Semanais: QUÍMICA PARA TODOS no Instituto de Química da USP. A entrada é franca e é permitido o comparecimento avulso em palestras escolhidas na programação.

Nos dias 16 a 24/09, os estudantes paulistas Tábata C. A. de Pontes --que já conquistou medalha de bronze na 43th International Chemistry Olympiad (foto)-- e Daniel Arjona de Andrade Hara, compuseram, juntamente com os cearenses Raul Bruno Machado da Silva e Davi Rodrigues Chaves a Delegação Brasileira na Olimpíada Ibero-americana de Química, cujo resultado será anunciado nos próximos dias.

Em 27 de agosto passado foi aplicada em todo o país a prova da Olimpíada Brasileira de Química. Os resultados são aguardados ansiosamente pelos participantes, sendo grande a expectativa dos paulistas que reforçaram sua preparação entre 11 a 16 de julho passado na Escola Olímpica de Química.

No próximo dia 01 de outubro às 14h, será aplicado, em todo o país, o exame da Fase II da Olimpíada Brasileira de Química Júnior. Algumas centenas de finalistas farão a prova no Instituto de Química da USP.

Cordialmente,

Henrique Seiji Sato
Aluno de graduação do IQ-USP
henrique.sato@usp.br
___________________________________________
A Olimpíada de Química do Estado de São Paulo é promovida pela Associação Brasileira de Química – Regional São Paulo e realizada por uma equipe de meia centena de Profs. Doutores em Química, tendo como patrocinadores, ABICLOR, BRASKEM, BASF, CRQ-4ª Região, DOW e Univ. Presb. MACKENZIE; conta também com o apoio do Instituto de Química da USP, da FUVEST e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.
Para descadastrar-se ou cadastrar escolas e colegas nesta lista, escreva para abqsp@iq.usp.br.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Gabarito

Olá, Pessoal!
Espero que vocês estejam estudando arduamente para os nossos encontros. Segue o gabarito da lista de nomenclatura dos principais ácidos. Não se esqueçam das bases e dos nomes dos ânions.

1. Escreva o nome dos seguintes ácidos:

a) HCℓ - ácido clorídrico

b) HCO – ácido hipocloroso

c) HCO2ácido cloroso

d) HCO3ácido clórico

e) HCO4ácido perclórico

f) H2S – ácido sulfídrico

g) H2SO4ácido sulfúrico

h) H2SO3ácido sulfuroso

i) HNO3ácido nítrico

j) HNO2ácido nitroso

k) HBr – ácido bromídrico

l) HCN – ácido cianídrico

m) H3PO4ácido fosfórico

n) H3PO3ácido fosforoso

o) H3PO2ácido hipofosforoso

p) H4P2O7ácido perfosfórico

q) HPO3ácido metafosfórico

r) H2CO3ácido carbônico

s) CH3COOH – ácido acético

t) H2CrO4ácido crômico

u) HMnO4ácido permangânico

2. Escreva a fórmula molecular dos seguintes ácidos:

a) nítrico - HNO3

b) clórico - HCO3

c) carbônico - H2CO3

d) sulfúrico - H2SO4

e) fosfórico - H3PO4

f) nitroso - HNO2

g) sulfuroso - H2SO3

h) hipocloroso - HCO

i) iodídrico - HI

j) fluorídrico - HF

k) hipofosforoso - H3PO2

l) periódico – HIO4

m) brômico – HBrO3

n) bromoso – HBrO2

o) hipoiodoso – HIO

p) arsênico - H3AsO4

q) selênico - H2SeO4