quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Iniciantes na química

Alunos do primeiro ano, espero que tenham gostado das últimas aulas de laboratório de química, vocês observaram o que antes fazíamos apenas no papel! Vejam um vídeo com outras reações com visuais bacanas.

14 comentários:

  1. Ju, muito bom este video. Bjos Gabi

    ResponderExcluir
  2. Professora,
    adorei o vídeo!

    O que era aquele líquido verde?

    Cada coisa mais maluca!

    Muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gabi!
    Como o vídeo não mostra o início do experimento, não posso afirmar com certeza o que é o líquido verde fluorescente. Uma possibilidade é que seja uma macromolécula da classe das luciferinas. Estas macromoléculas produzem uma intensa fluorescência verde mediante irradiação com luz azul. Você verá algo semelhante na Ilha do Cardoso. Você sabe a diferença de fluorescência e fosforescência?

    ResponderExcluir
  4. Sensacional, assisti umas 3 vezes porque passa tudo tão rápido e da vontade de saber o que vai acontecer depois

    ResponderExcluir
  5. É... visualmente é sensacional. Porém mais legal ainda, é descobrir como as "coisas" acontecem. É apaixonante, não aquela paixão que queima, inflama rapidamente e, assim como ela surgiu, se extingue. Falo da paixão pelo conhecimento, aquela que nos faz sair da cama logo cedo, nos separa daqueles que amamos e nos direciona a pontos distantes guiados pela necessidade de compreender. A paixão a que me refiro nos faz criar e compartilhar. Um dia, espero, que todos sintam por alguém ou algo e compreendam o que tentei descrever.

    ResponderExcluir
  6. Nossa mto legal o video mais o que era aquele
    negocio tipo uma pedrinha no tubo de ensacio que batia em dois líquidos e o líquido de baixo ia ficando rosa??

    ResponderExcluir
  7. Adorei o vídeo Julia! Eu fiquei com a mesma curiosidade da Luana.. o que era quilo?

    ResponderExcluir
  8. Aquela "pedrinha", provavelmente, é sódio metálico, pode ser outro metal da mesma família. Vocês perceberam que o líquido possui duas fases? Então, a fase de cima é benzina que não reage com o metal, conforme o fragmento afunda, ele chega a fase de baixo que é água e fenolftaleína (indicador ácido-base). O sódio reage com a água formando hidróxido de sódio que é uma base, causando a alteração do pH. Nesta faixa de pH a fenolftaleína é rosa produzindo todo este efeito.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, então é por isso que o líquido de cima não altera a cor e o de baixo altera. A gente podia fazer esse experimento né professora? Todo o processo a gente já estudou mesmo :D

    ResponderExcluir
  10. A ta que legal.
    Obrigada Júlia

    ResponderExcluir
  11. Muitoo legal esse video Julia.
    Precisamos fazer essas coisas no nosso Show de Quimica *-*

    Julia, que metal era aquele,dentro do vidro de relogio, que girava sozinho? e como ele girava? parece que ele vai mudando de formato.
    E o outro experimento,o que saia fumaça, era com gelo seco?

    ResponderExcluir
  12. Que bom! Várias idéias (com fundamento) estão surgindo para o nosso Show da Química. Não se esqueçam de marcar no caderninho.
    Marisa, aquele metal é o mercúrio (o único que em condições ambientes encontra-se no estado líquido). Ele fica "mexendo" porque em volta dele é colocado um campo magnético. Já o outro experimento é gelo seco mesmo (CO2 na forma sólida).

    ResponderExcluir
  13. nossa, mt louco!
    adorei a musica de fundo - metallica

    ResponderExcluir
  14. como produzir um campo magnético ?
    imãs causam atração e repulção dependendo das polaridades, mas o que foi usado para mover o mercúrio ?
    alguém me recomenda um site bom pra iniciante em química ? estou fascinado por esse mundo "estranho" muito legal esse blog, parabéns.

    ResponderExcluir