quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Volume do corpo

Hoje, um aluno fez uma pergunta bastante curiosa: "como que eu calculo o volume do meu corpo?". Sem pensar (coisa que eu falo para vocês nunca fazerem) falei para ele calcular a área da sua estrutura. Dãããã! Só se você gostar muito de matemática e quiser ter um trabalhão. Uma maneira fácil de calcular o volume de um sólido com formato irregular é proceder da seguinte maneira:
1 - coloque água em um recipiente graduado, como uma proveta, até um volume determinado.
2 - mergulhe o sólido de formato irregular no recipiente contendo água e verifique o novo volume da água.
3 - a diferença entre o volume final e o volume inicial é o volume deste sólido.
Entretanto, estamos falando de um corpo com grande volume, como o nosso amigo poderia proceder? Eu tenho um idéia e vocês? Vamos exercitar a mente, comentem o assunto.
Outra questão é: Por que ele quer saber o seu próprio volume? Vocês tem alguma sugestão?

18 comentários:

  1. Sempre existe aqueles tanques cheios de agua q os escapistas usam pra se prende.....quanto ao pq.......Curiosidade,ou a simples necessidade de passar o tempo

    ResponderExcluir
  2. Bom nosso caro amigo poderia começar arranjando uma banheira.... Eu acho que o doente mental do aluno quer saber seu próprio volume pois este é um dos passos para achar a quantidade aproximada de átomos do seu corpo...MAS como eu disse, é só uma sugestão, não é Julia?

    ResponderExcluir
  3. É Pablo... mas esta banheira deveria ser graduada e, quando o nosso amigo mergulhasse (se é para calcular o volume do corpo inteiro, ele deverá afundar todo o corpo na água), a água não deveria transbordar. Você tem alguma idéia para realizar este procedimento? Agora, para calcular a quantidade aproximada de átomos do nosso corpo é meio complicado, uma vez que somos compostos por diferentes átomos com diferentes volumes.
    Acho que estes acontecimentos dariam origem para um roteiro do nosso show da química. O que você acha?

    ResponderExcluir
  4. Acho uma boa idéia, e já temos até a cobaia para o experimento... Vai ser fácil achar uma banheira em que o Mikio caiba, não acha?

    ResponderExcluir
  5. Por isso eu sugeri o Mikio. Até estava pensando em um roteiro... Imagina o Mikio perguntando como seria possível calcular o volume do corpo dele, os motivos a gente pensa depois. Após várias sugestões (uma sugestão poderia ser amassá-lo e colocá-lo em uma proveta gigante - a gente poderia até verificar a possibilidade de, com o datashow, projetar uma animação como se fosse o Mikio imaginando as explicações). Até que alguém sugere o método mais adequado, vocês explicam como seria, o Mikio topa realizar o experimento e, em seguida... E aí, Mikio topa mesmo? Tem alguma sugestão? E o resto do pessoal? Não "posta" nada?

    ResponderExcluir
  6. SHUASHUHUSAHUASHUASHUHUASHUASHU

    Eu achei uma otima ideia professora!
    Seria muito engraçado!

    ResponderExcluir
  7. Precisamos por em prática estas idéias e começar a direcionar o nosso show de química. 2010 será um ano com muito trabalho, mas tenho certeza que os frutos serão ótimos.

    ResponderExcluir
  8. Também acho a ideia muito engraçada!
    Já penso? ushaushaushau

    Ai, pena que não estarei aqui para o show de química! Mas tudo bem, se eu descobrir alguma coisa ou tiver alguma ideia para o show, vou sugerir aqui mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Gabi, sua contribuição será muito importante. Não deixe de acessar o nosso blog para ficar por dentro das "fofocas". E, não se esqueça de nos contar como é a Química do RJ, será que ela tem sotaque?

    ResponderExcluir
  10. Com certeza tem!
    Sobre o Mikio... Acho que ele é tão louco a ponto de aceitar a idéia :D.EU gostaria de ver a cena.
    Aliás professora vc ficou me devendo a explicação de como calcular o numero de átomos de um corpo. Eu e o Sales achamos que era mais ou menos o seguinte( não me lembro direito)Calcular volume e densidade de um corpo para achar a massa e depois de acordo com o conceito de mol achar quantos mols cabem dentra da massa descoberta....Mas ai me veio uma coisa na cabeça, o ser humano é constituído por carbono, ferro, cálcio, potassio entre outros elementos, o que me leva a concluir que tenho que descobrir a porcentagem de cada elemento dentro do ser humano.Até tentei começar a fazer essa conta do nada, mas ai veio a dor de cabeça e eu acabei indo dormir...Será que estou no caminho certo?

    ResponderExcluir
  11. Pablo, você está no caminho certo! Na página 117 do seu livro de química há uma tabela com a massa dos principais elementos presentes no corpo de uma pessoa de 60 kg. Bom divertimento!

    ResponderExcluir
  12. Bom......eu to com bastante tempo livre...então ai vai.
    O corpo humano é composto de, aproximadamente:
    35 litros de água, 20 quilos de carbono, 4 litros de amônia, um quilo e meio de cálcio, 800 gramas de nitratos, 250 gramas de sais, 100 gramas de nitrogênio, 85 gramas de enxofre, 7.5 gramas de flúor, 5 gramas de metais, 3 gramas de silício e mais 15 gramas de porções materiais.
    Desculpe....mas não consegui informações mais precisas q isso....até pq nem sei pq essas pessoas querem esse tipo de informação viu ¬¬....

    ResponderExcluir
  13. É, esse é mais ou menos o meu peso, dá pra ter uma noção, depois que eu calcular(se eu conseguir) o nuero total, eu calculo quanto tem em um quilo, usando regra de tres presumo eu, e ai "adiciono o que falta". Obrigado pela dica do livro professora!

    ResponderExcluir
  14. Realmente, vocês estão com bastante tempo livre... Seiji, você utilizou os dados da página 117? Quando EU tiver um tempo livre, verificarei os cálculos, ok? Agora, Pablo, já que você está com tempo livre, cadê o cordel de química? Hehehe! E o Sales, ele não "posta" nada?

    ResponderExcluir
  15. Ah...na verdade eu procurei em um manga.....meu livro de quimica do primeiro ano ta com minha prima...

    ResponderExcluir
  16. o_o......Mangá tbm é cultura

    ResponderExcluir
  17. Concordo, mas acho que precisamos analisar e verificar os dado... para evitar qualquer dúvida.

    ResponderExcluir