terça-feira, 15 de dezembro de 2009

COMO USAR A INTERNET PRA ESTUDAR QUÍMICA?

Olá, pessoal!
Apesar de já estarmos de férias, estou colocando uma postagem de um aluno sobre um assunto que acho que todos devemos refletir e discutir. Segue abaixo:
Achei um vídeo interessante e gostaria de propor um debate sobre o uso da internet no ensino da química. Como você vê isso professora? E como acha que os alunos veem isso?
O video no final enfatiza a importância do aluno estar focado no processo de aprendizagem e busca de informação, para que não perca tempo de estudo e nem perca qualidade de estudo.

http://br.video.yahoo.com/watch/6399865/16595369

18 comentários:

  1. Pela internet, o aluno consegue ter acesso rápido a vestibulares de anos anteriores com comentários da banca organizadora e estatísticas. Desta maneira, o aluno consegue familiarizar-se com os diferentes tipos de avaliação e adequar o seu plano de estudo a fim de melhorar o seu desempenho. Entretanto, como toda faca de 2 "legumes" (hehehe), se o aluno realizar estas provas e ter um desempenho baixo, isto pode desmotivá-lo, caso não haja uma orientação adequada, seja pelos pais, amigos, professores, etc. Por isso, acho que não é uma ferramenta para todos. Eu sempre comento em sala que cada um (indivíduo) deve encontrar o seu melhor método para estudo que nem sempre será igual e terá o mesmo resultado para o "carinha do lado".
    Qual é o seu método de estudo em química?

    ResponderExcluir
  2. Eu estudo química através de exercícios do próprio livro e de exercícios aleatórios que eu vou encontrando na internet....
    Não é uma coisa que eu seja fanático, por exemplo, chegar em casa e começa a estuda.As vezes vejo uma reportagem interessante e tento entender do ponto de vista da química.
    O mesmo vale para Física.Outro dia assisti "O Universo" no History Channel e agora fico pesquisando sobre energia escura e expansão do universo......embora eu não entenda NADA é um jeito interessante de começa a estudar.

    ResponderExcluir
  3. Realmente esse assunto é bastante abstrato, mas a compreensão de ciências é feito exatamente deste modo. Você tem que "ver" para entender. Tem um site dos ex-alunos de química da UFRJ com vários assuntos interessantes (http://www.exaeq.org.br/article.php3?id_article=45). Aconselho a visita.

    ResponderExcluir
  4. Isso daqui ta meio parado.....Apropósito, eu vi seu filhinho!!!!
    Ele ta diferente das fotos.Ta com quantos meses?

    ResponderExcluir
  5. Pois é este blog está mais para um bate papo entre duas pessoas, mas tudo bem. Tem um monte de aluno que diz que acompanha o blog, mas que não "posta" nada. A minha esperança é que algum destes comentários toque o fundo da alma destas pessoas...
    Quanto a sua pergunta, o meu filhinho já completou 1 ano e está uma graça, né? Pena que ele não aguentou ficar acordado e tivemos que ir embora.
    Mas voltando ao assunto, fiquei sabendo que você passou para a 2ª fase da Fuvest, bom sinal! Significa que seus métodos de estudo estão no caminho certo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Nada, foi sorte msm xD
    Caiu uma boa parte do q eu tinha estudado......uma pena q ñ deu pra gabarita nenhuma materia.....quimica, portugues e biologia xegaram bem perto (hehe).
    E talvez as pessoas esqueçam q da pra posta....eu msm só fui perceber depois de 2 semanas acompanhando o blog =P

    ResponderExcluir
  7. Após as festas... a batalha, não se esqueça de "postar" sobre as provas da fuvest no blog, ok? Quer dizer, isso se você não ficar muito estressado, nervoso, cansado, etc. Mas mesmo nesses casos, aconselho "botar tudo para fora", às vezes alivia e te deixa pronto para outra.

    ResponderExcluir
  8. To viajando meu amigo, ñ fiz a segunda fase da fuvest ñ ¬¬......
    Eu sei.....mas é q a viagem ta boa xD

    ResponderExcluir
  9. Ah... então aproveita a viagem que a próxima será pra valer!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Professora, vi o vídeo e achei super bacana, realmente é possível estudar e tirar muitas dúvidas utilizando a internet, os nossos relatórios de laboratório são prova disso, tudo que descobrimos na pesquisa é baseado nos estudos de sala em conjunto com o que encontramos na internet.
    O vídeo cita uma comunidade que virou site, fiquei curiosa e acessei para ver, achei o site bem bacana e fiz até um teste vocacional!
    http://cursocerto.com.br/index.php?area=vocacional
    O mais interessante é que o resultado do teste tem realmente muito a ver comigo, mas é importante lembrar que teste nenhum pode definir nosso futuro, nossa profissão ;)
    Adorei!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Gabi!
    Estes testes são ótimos para organizar e direcionar as nossas idéias, isso ajuda bastante nesta hora em que o que mais precisamos é nos conhecer. Ser bem sincero consigo mesmo e olhar o "umbigo", sua beleza, sua feiura, sua sujeira, etc. Mas qual foi o resultado do seu teste? Provavelmente, algo relacionado ao jornalismo, investigação?
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  12. Eu fiz um monte de testes vocacionais e cada um deu uma coisa xP.

    ResponderExcluir
  13. Foi isso mesmo professora, o resultado foi exatamente esse...e realmente é o que pretendo seguir!

    Alias, só pra constar, já estou morrendo de saudades do marupiara, e espero continuar entendendo química na outra escola!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Gabi!
    As mudanças sempre são difíceis no começo, mas você tem uma mente aberta e tenho certeza que irá se adaptar. Quanto à disciplina, eu também espero que você continue entendendo química, mas se precisar de uma forcinha, pode contar com a gente.

    ResponderExcluir
  15. T_T!!!!!
    As Férias já estão acabando professora !!!

    E agora?!Nem deu pra aproveita!!!

    ResponderExcluir
  16. Ei Julia, hoje na aula de vi que tinha mais gente interessada em fazer quimica na faculdade....Bem, ai eu fui la ve a nota de corte, mercado de trabalho e tals mas pouco depois de começar a ver eu axei outro curso: Quimica Industrial.

    Qual a diferença entre Quimica e Quimica Industrial?

    Quem faz Quimica ( bacharelado) não atua em industrial também? Se sim, por que se criou essa Química Industrial?

    Alem disso eu tava procurando acha o salario inicial e ve se tinha um bom mercado ( tipo...demora muito pra eu arranja emprego) da Quimica e Quimica Industrial.Você saberia me dizer qualquer uma dessas informações?
    To perguntando isso porque em cada lugar que eu via aparecia uma resposta diferente.

    ResponderExcluir
  17. Com todas estas dúvidas, é melhor a gente conversar pessoalmente...

    ResponderExcluir
  18. Será que o comentário sobre alunos que falam que leem mas não postam nada se dirigia a mim também?
    Se sim...faz sentido, desculpa. Mas vou me redimir.

    ResponderExcluir