segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Recristalização

Olá, 2° ano!
Estávamos estudando soluções e, comentei sobre as soluções supersaturadas e como elas são instáveis. Neste vídeo vocês poderão verificar por si só a instabilidade destes sistemas. Agora, hot ice... é um bom nome?

23 comentários:

  1. Oie Professora,

    Adorei o vídeo, eu tô pensando até em fazer mais eu não sei a quantidade exata de acetato de sódio a ser utilizada no experimento, eu pesquisei em alguns sites e dizia pra usar 400 gramas de acetato para cada 500 ml de água, mais não é muito acetato? onde eu acho esse acetato de sódio? não da pra fazer com bicarbonato?
    Outra dúvida professora, sendo a dissolução de acetato de sódio endotérmica e a recristalização exotérmica então a solução não congela e sim libera calor?

    Nao pode ingerir esse gelo de forma alguma, né? hahaha... Ah! Seria tão legal! Fazer cubinhos de gelo instantâneo e por na bebida!

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  2. Oie Professora,

    Adorei o vídeo, eu tô pensando até em fazer mais eu não sei a quantidade exata de acetato de sódio a ser utilizada no experimento, eu pesquisei em alguns sites e dizia pra usar 400 gramas de acetato para cada 500 ml de água, mais não é muito acetato? onde eu acho esse acetato de sódio? não da pra fazer com bicarbonato?
    Outra dúvida professora, sendo a dissolução de acetato de sódio endotérmica e a recristalização exotérmica então a solução não congela e sim libera calor?

    Nao pode ingerir esse gelo de forma alguma, né? hahaha... Ah! Seria tão legal! Fazer cubinhos de gelo instantâneo e por na bebida!

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  3. Julia, Da pra fazer isso no laboratório ou vai ficar muito corrido?

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  4. Olá, Débora!
    A quantidade de acetato é grande mesmo, pois a idéia é fazer uma solução supersaturada. Que tal criarmos uma história que envolva este "gelo"? Deste modo, poderemos utilizar em nosso show de química. Pessoal, alguma sugestão?

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  5. Seiji, podemos realizar este experimento em laboratório, vou tentar agendar esta aula, ok?

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  6. Haha, lembra quando eu e o Lucas tentamos fazer esse treco aí, Júlia?
    Se vcs conseguirem eu vou querer ver, heim!

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  7. Sabe...não me conformo......eu falo com o Gian no Orkut e ele nunca responde e aqui no blog ele responde , sendo que nem é mais um aluno ¬¬......xD, brincadeira, mas como vai indo a faculdade?

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  8. Oi, Gian!
    Você viu o ciúme? Vou falar para os alunos filmarem e, se ficar legal coloco no blog. Está curtindo a vida de universitário? Aproveite cada minuto tanto das amizades quanto das aulas, pois este é um período da vida maravilhoso, mas passa tão rápido...
    Um abraço!
    Julia

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  9. Gabriela Canachiro12 de março de 2010 22:53

    Oiiiii Julia, nossa, que saudades das sua aulas! hahaha
    Meu professor de química ficou um mês só falando de mol e só agora ele entrou em gases... eu tô entendendo tudo mais as aulas são TÃO monótonas!

    Nossa, eu AMEI esse experimento.. não intendi quase nada mais mesmo assim amei hahaa!

    O show de química vai ser aberto? eu queria muuuuuito ver!

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  10. Desculpa Seiji...é que eu realmente tenho muuuita preguiça de mandar scraps em geral (a Julia está de prova....acho que nunca mandei um pra ela). Mas enfim, a faculdade está muito legal, aammoo as aulas de anatomia (apesar de eu só ter tido 2 até agora), só não estou gostando muito desse negócio de Bixo, apesar de eu ter conseguido salvar meu cabelo até agora.
    Mas Julia, eu fiquei muito bravo com a aula de química orgânica...o prefessor falou para nós pegarmos todos os nomes da IUPAC que nos matamos de estudar e jogar FORA pq vamos usar a nomenclatura "usual"...

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  11. Oi, Gabi!
    É muito bom receber notícias dos amigos! Pelo jeito você ainda não aprendeu nada de soluções, por isso a dificuldade de compreender este vídeo. Mas não se preocupe vamos tentar bolar algo no show de Química para que você entenda tudo.
    Um abraço!

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  12. Oi, Gian!
    Não se preocupe! Professor de faculdade ADORA falar que vocês não usarão nada que aprenderam no Ensino Médio. Porém, todos demais princípios (solubilidade, propriedades, características, isomeria, etc.) serão usados. Enfim, o "cara" é o mesmo, só que você vai chamá-lo pelo apelido.
    Um abraço e boa sorte!

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  13. Gabriela Canachiro18 de março de 2010 17:12

    Não mesmo Julia, estou vendo as Leis Químicas dos Gases.
    Você já tem a data do show?

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  14. Oi, Gabi!
    O Show mesmo, vai ser só no ano que vem, mas estamos pensado em uma prévia no dia 18/06 para os alunos do fundamental e infantil. Se tudo der certo, eu vou postar um convite aqui no blog.
    Um abraço!

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  15. Julia, amei o vídeo!

    Que divertido! Eu perderia um bom tempo brincando com isso! rs

    Nossa, faço das palavras da Gabi as minhas, estou morrendo de saudades de todos do marupiara, e sinto muita falta das suas aulas!

    No meu colégio também estamos vendo a Lei Química dos Gases, e assim como a Gabi disse, também estou entendendo tudo, mas as aulas são um tédio só!

    Antes a química me encantava, agora é só mais uma matéria do colégio...

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  16. Oi, Gabi!
    Vou contar um segredo, às vezes eu também acho algumas coisas um tédio. Mas ao longo da minha vida aprendi que eu consigo me encantar com tudo, desde que eu mude o meu olhar. Tente exercitar a sua mente a realizar perguntas, ao procurar as respostas, você perceberá a "finalidade" de muitos conceitos. Nas minhas aulas, eu mostrava à vocês estas perguntas, como isto, infelizmente, não está acontecendo, o seu trabalho será um pouco maior.
    Por exemplo, você consegue prever o que aconteceria se você agitasse e abrisse uma latinha de refrigerante em Júpiter?
    Um abraço!
    Julia

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  17. nossa, só tem comentario das gabis aqui, meu deus ! cade as pessoas da sala ? gente mais desnaturada viu ! ahahhahahahaha enfim, to muito afim de fazer esse experimento julia, por mim a gente começa AGORA

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  18. Oi, Kendy!
    Você viu como seus amigos não utilizam as oportunidades fornecidas pelo colégio? Quem sabe você dando uma "forcinha" o mundo não se transforma, não é mesmo?
    Quanto ao experimento, vou pensar no seu caso...

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  19. Eu passo aqui toda semana, mas sempre comentam o que eu pretendia comentar. Os experimentos são todos incríveis, se eu comentasse em todo vídeo que você posta acho que os comentários iam ficar todos iguais.. A vontade é de fazer todos os experimentos assim que o vídeo acaba, mas não é todo mundo que tem acetato de sódio em casa, por exemplo. Hahaha! De qualquer forma, eu também voto a favor do "hot ice" no show de química. :)

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  20. Nossa julia, gostei mesmo do experimento.
    Pra falar a verdade nunca tinha entendido direito como funcionava hahaha. Mas vendo o video entendi .

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  21. Jade e Leo,
    e qual seria a história que poderíamos "bolar" para contextualizar o hot ice? Talvez o Kendi morrendo de calor querendo uma coca bem gelada, mas não tem gelo... Aí ele procura na internet uma maneira rápida de solidificar a água e descobre esta receita. Ele pega o hot ice e verifica que não está gelado, mas mesmo assim resolve colocar na sua coca-cola. Então quando ele toma gospe tudo, pois a coca está salgada/amarga. O que teria acontecido? Então, alguém (podia ser um personagem engraçado para dar um ar de comédia) entra em cena para explicar o que aconteceu. Que tal?
    Fernandinha, anota tudo e não vai perder o caderninho de novo.

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  22. hahahhahahahaha gostei ! mas acho que eu nao deveria tomar a coca, pq coca quente já é horrivel, imagina salgada entao !!! mas eu gostei dessa historinha :)

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  23. Aí, pessoal!
    O Kendy topou! Vocês acham que podemos apresentar esta história no nosso show?

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