segunda-feira, 29 de março de 2010

1° anos

Oi, Pessoal do 1° ano!
Na última aula sobre processos de separação de misturas, comentei sobre a Serra Pelada e, como alguns alunos desconhecem o assunto, aqui ficam algumas informações: Serra Pelada está situada na região dos Carajás, no Estado do Pará. Descoberta em 1979, Serra Pelada foi palco da maior corrida do ouro na América Latina. Durante a década de 1980, cerca de 80.000 garimpeiros (mineradores artesanais) produziram um número estimado de 2 milhões de onças de ouro além de platina e paládio, provenientes de sítios de 400m x 300m x 100m “escavados à mão”. A produção garimpeira diminuiu em função de desabamentos e inundações nas minas, causando o fechamento da mina desde o final dos anos 1980.
Vejam a imagem abaixo.
Vocês acreditam que neste local havia uma montanha? Os garimpeiros em poucos anos acabaram com a montanha e abriram uma cratera. Por isso, devemos refletir sobre o impacto que somos capazes de causar em nosso planeta.

Um comentário:

  1. Devemos sair do senso comum e entender que o que estamos causando ao nosso planeta nao pode se tornar uma coisa normal. Como desmatamentos e etc.. A Serra Pelada seria um exemplo do que estamos nos tornando.. Uma montanha la? Ninguem acha isso fora do normal? Ver um mendigo na rua e achar normal seria o mesmo que destruir uma montanha e nao se preocupar? Acho exagerado essa comparacao.. Mas é a realidade.

    ResponderExcluir