domingo, 6 de junho de 2010

O que a mídia pensa de nós?

cada uma
Oi, Pessoal!
Eu acho que o nível de conhecimento de uma população pode ser medido pelas notícias dos jornais, pela mídia. Quando a população, no geral, possui pouco conhecimento e/ou cultura, isto é refletido em notícias com pouco conteúdo e propagandas enganosas. Será que é o que anda acontecendo aqui no Brasil?
Ontem, fazendo compras, deparei com um novo produto (um desodorante masculino) com a seguinte propaganda: "Sua fórmula contém móleculas de prata, que reduzem as bactérias responsáveis pelo mau odor nas axilas. Garante 24h de proteção eficaz antitranspirante e possui fragrância refrescante e masculina.". Fazendo algumas consultas rápidas, descobri que a campanha publicitária deste mesmo produto nos EUA e na Europa é diferente. Você sabe o motivo da indignação desta professora? Comente, não guarde a sua opinião, ela pode ser muito rica para nós.

19 comentários:

  1. Na verdade, a prata metalica não apresenta qualquer ação antibacteriana mas sim seus íons , Ag+, que atacam enzimas necessárias ao metabolismo e multiplicação.Também desestabilização a membrana e o citoplasma das células bacterianas (e também de alguns fungos), impossibilitandp a continuação da vida.

    Bom....acho que o principal erro que eu encontrei nessa propaganda é o fato de "a prata" ser considerada uma molécula e, ainda por cima, ser diferente da propaganda nos E.U.A e na Europa.

    No caso, não tivemos acesso a propaganda de outros países, mas acredito que neles não há referência a prata como uma molécula, sendo assim....pq eles mudariam a propaganda ¬¬?

    ResponderExcluir
  2. Muitas vezes são utilizados nomes mais incomuns ao vocabulário da população, afinal há com certeza uma parte da população que é ignorante em química. Palavras como "molécula" são usadas para florear a descrição do produto, no âmbito de justificar o preço ou alguma função descrita.
    O consumidor que milagrosamente se dá o trabalho de ler o rótulo do desodorante pensará: Nossa esse desodorante tem moléculas de prata! Deve ser por isso que é mais caro.
    E acaba comprando, também temos que levar em conta que geralmente são as mulheres que vão ao mercado e compram desodorante para seus maridos então escolhem o que tem odor mais agradável. O fato da propaganda ser diferente é que a empresa produtora do desodorante no Brasil tem um departmento de marketing que pensa em novas proposta às vezes diferentes das do exterior. Pelo menos é o que eu penso.

    ResponderExcluir
  3. Ótima exposição. Acho que você andou pesquisando, muito bem!
    Nas outras propagandas eles não dizem "contém moléculas de prata", mas "íons de prata". E, a minha maior indignação é que "deu a impressão" que eles não acreditam em nossa capacidade. Eles devem ter pensado: "Os países em desenvolvimento não compreendem o termo íons, muito menos o significado de moléculas, por isso, tanto faz. Mas como eu gosto mais do som que a palavra moléculas faz, deixa assim". Ou será que o chefe de marketing não aprendeu química no ensino médio?
    E para vocês que não sabiam desta diferença, estou exagerando?
    Vamos criar um grande debate sobre o que a mídia pensa de nós!

    ResponderExcluir
  4. A mídia só faz o que nós permitimos a ela fazer....se ocorreu esse caso é porque: ou as pessoas não se importam com esse pequeno grande erro, ou porque nós somos mesmo ignorantes ¬¬

    ResponderExcluir
  5. Eu voto na segunda opção, não incluindo á todos é claro mas pelo menos 60% da população brasileira. E realmente, a lavagem cerebral feita pela mídia em nossas humildes cabeças é monstruosa, e os resultados se resumem aos fatos visíveis em nosso cotidiano. Acho que o melhor exemplo disso é a música mais ouvida pelos brasileiros ultimamente é o rebolation, uma música que possui somente 4 palavras...
    Se pelos menos as pessoas se interessasem por uma leitura com mais conteúdo ou passassem a ler outra revista que não a Caras ( a Veja tabém não vale), já mudaria umpouco a situação

    ResponderExcluir
  6. Albert Eintein uma vez disse: "O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade."
    Por que será que o mundo está se tornando um caos? O que você faz para melhorar o mundo ou pelo menos não deixá-lo pior? O que o fogo grego contribuiria em nossa história?

    ResponderExcluir
  7. A produção, estocagem e uso correto do fogo grego nos proporcionaria um conhecimento de química que evitaria que tais erros como o que vimos na propaganda acima se repitam.Além disso, saber usar a arma no momento ideal é de extrema importância, o que levaria a um estudo de etica,estratégia e até mesmo alguns conceitos de geografia e historia.
    Viu só, as utilidades do fogo grego são imensas!!!

    ResponderExcluir
  8. Hahaha!
    E qual a SUA contribuição com o mundo diante de TANTO conhecimento?

    ResponderExcluir
  9. Bem......eu to tentando fazer você produzir fogo grego para que o mundo atinja a Verdade.....mas parece que alguém se recusa a produzir ¬¬.
    Imagine só....o mundo terá finalmente em maõs a VERDADE!!!!!Aqueles que não forem capazes de entender a verdade serão destruídos por ela!
    AUhuAHaUhAUhAUAHuAHAUhaUAHuaH

    (sem comentários)

    ResponderExcluir
  10. Vou aguardar um novo comentário, pois acho que esse não vale a pena responder, ok?

    ResponderExcluir
  11. O_o....não me lembro de ter digitado isso ai em cima não.......
    Bom, mas quanto ao que eu estou fazendo para o "bem do mundo", estou estudando.
    Vou estudar bastante para poder passar no vestibular, e futuramente revolucionar as ciencias ^^.
    Haha, vou criar célular artificiais para tratamentos de doenças e estudos porteriores.

    P.s. Acho que quem digito aquilo foi o Jun ¬¬

    ResponderExcluir
  12. Não sei se é o lugar adequado para "postar" isso, mas eu estava lendo um livro que o Profº Marcos me emprestou e nele havia uma frase escrita: Um átomo só pode ser localizado em um lugar em particular se você medilo, em outras palavras, um átomo é um "objeto" esparrado para todos os lados até que um observador consciente decida olhar para ele.
    Não entendi muito bem essa frase, então decide pesquisar (o que não foi a ideia mais brilhante que ja tive), e começaram a aparecer coisas do tipo princípio da incerteza/Universo Holográfico e coisas afins.
    Poderíamos discutir sobre isso?

    ResponderExcluir
  13. Claro! Mas, antes de iniciarmos esta conversa, pergunto: neste livro ele disse átomo mesmo? Acho que ele queria dizer elétron. E, lembre-se, que o elétron é uma partícula-onda.

    ResponderExcluir
  14. Não não...esta escrito átomo mesmo.

    ResponderExcluir
  15. Bom.....tentando analizar de outras formas esse comportamento do átomo, acabei chegando em outra coisa muito chata (pelo visto a química/física é feita só de problemas ¬¬): "Aspect e sua equipe descobriram que sob certas circunstâncias partículas subatômicas como os elétrons são capazes de instantaneamente se comunicar umas com as outras a despeito da distância que as separe. Não importa se está distância é de 10 pés ou de 10 bilhões de milhas. De alguma forma uma partícula sempre sabe o que a outra está fazendo. O problema com esta descoberta é que isto viola a por muita tempo sustentada afirmação de Einstein que nenhuma comunicação pode viajar mais rápido do que a velocidade da luz. E como viajar mais rápido que a velocidade da luz é o objetivo máximo para quebrar a barreira do tempo, este fato estonteante tem feito com que muitos físicos tentem vir com maneiras elaboradas para descartar os achados de Aspect", como você explica isso Julia ?
    Isso pode ter a ver com a teoria do universo holográfico, onde a realidade objetiva não existe. Não vou tentar me enganar...eu não entendi praticamente nada do que eu li sobre esse assunto!!!

    ResponderExcluir
  16. Talvez, se existirem universos paralelos, estas duas partículas formem uma coisa unica (como um átomo, por exemplo) em uma outra realidade.
    Assim, apenas talvez, se pensarmos que uma realidade está ligada a outra, quando alteramos a rotação , por exemplo, de uma partícula, a outra que está simultaneamente nesta e naquela dimensão sofre uma alteração como consequencia da atuação de uma força sobre a primeira....isso explicaria a velocidade da "comunicação" entre elas.
    Me atrapalhei todo xP, mas faz sentido, não faz?
    http://paradigmaholografico.blogspot.com/2005/09/o-universo-como-um-holograma.html
    O link acima é sobre uma explicação da teoria dos universos holograficos.

    ResponderExcluir
  17. Bom, vamos falar do elétron, depois a gente chega no átomo. Como já citei, ele apresenta comportamento duplo, isto é, pode ser interpretado como partícula e onda, conforme o fenômeno estudado.
    Em 1926, Werner Heisenberg demonstrou, usando conceitos quânticos, que é impossível determinar, simultaneamente, com absoluta precisão, a velocidade e a posição de um elétron em um átomo. Este princípio conhecido como Princípio da Incerteza, estabelece que quanto mais precisamente conhecermos a posição do elétron, menos precisamente conheceremos a sua velocidade.
    De acordo com o Princípio da Incerteza, não se pode afirmar que exista uma órbita definida para o elétron. O mais adequado é considerar que existam regiões, denominadas orbitais, em torno do núcleo onde é máxima a probabilidade de se encontrar o elétron.
    Bom, expliquei o princípio da incerteza. Complicado?

    ResponderExcluir
  18. EU LEMBREI DISSO!!!!
    Teoricamente não parece ser complicado.
    Mas eu não entendi exatamente como ele pode ter um comportamento duplo. O que faz com que uma hora ele se comporte como partícula e outra como onda?

    ResponderExcluir
  19. Oi, Seiji!
    O que faz com que o elétron se comporte hora como onda e hora como partícula são as condições. Há um site cujo link é: http://www.feiradeciencias.com.br/sala23/23_MA03.asp, que relaciona esta teoria com outras a fim de explicar este comportamento. Eu acho que você vai "pirar".
    Boa leitura!

    ResponderExcluir