quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Bomba Atômica

Olá, pessoal!
Vocês sabiam que no dia 06 de agosto uma das maiores atrocidades causada pela utilização maléfica da ciência completou 65 anos? Nesta data em 1945 as 8:15 da manhã o avião americano Enola Gay largou a bomba atômica denominada Little Boy sobre o centro de Hiroshima no Japão. Esta bomba explodiu a cerca de 600 metros do solo e criou uma enorme bola de fogo. O calor foi tão intenso que prédios e pessoas num raio de 2 km foram simplesmente reduzidas a cinzas. Estima-se que 140 mil pessoas morreram por causa da bomba até o final de dezembro de 1945.
Mas por que falar de algo tão triste? Pego emprestado as palavras do grupo de paz de Hiroshima "Se ninguém falar, nada muda".
E vocês, o que fazem para conseguirmos a paz mundial? Será apenas um sonho?
Abaixo, segue o comercial de um documentário sobre esta trágica história. Se vocês tiverem interesse podemos marcar uma sessão para exibi-lo, pois possuo uma cópia com legenda em espanhol.

5 comentários:

  1. É realemnte incrível o poder das bombas atômicas, e pensar que houve apenas a liberação de uma parte de toda a sua força. Imagine se pudessemos transformar completamente a matéria em energia!
    Infelizmente todo esse potencial foi utilizado para a construção de uma arma ¬¬. É triste que tanto tempo invertido em pesquisas tenha originado isso.....mas, quem sabe não aprendemos com nossos erros não é mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Seiji! Devemos aprender com nossos erros e não repeti-los. Infelizmente, algumas pessoas não compreendem que o conhecimento pode tomar rumos negativos e, por isso, cabe a nós fiscalizar, monitorar, ensinar, mudar, melhorar... para que não haja a possibilidade de isto acontecer de novo.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza,... mas voltando ao assunto da energia nuclear, seu grande problema seria o "lixo" produzido, certo?
    E se fossemos capazes de tranformar matéria completamente em energia?
    Esse problema seria resolvido (uma vez que não sobrasse "nada"), pelo menos é o que eu acho. Será que existe algum tipo de pesquisa sendo feita sobre esse assunto?
    Se existir, surge novamente a questão do bom uso do conhecimento. Essa descoberta poderia facilmente ser utilizada para a produção de armamentos ainda mais poderosos que a bomba nuclear.
    Sobre esse assunto, temos as bombas anti-matéria,....mas como exatamente ela funciona?

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Seiji! Quanta pergunta!
    Sobre transformar a matéria totalmente em energia, tenho certeza que tem algum maluco tentando fazer isso. Na verdade a matéria que sobra já se transforma em energia, mas de uma maneira lenta. Os tais malucos que eu falei, estão tentando fazer com que não sobre matéria durante a explosão, ou seja, eles estão tentando aumentar a eficácia da bomba.
    Quanto a bomba antimatéria, eu também não sei como elas funcionam, mas tenho certeza que podemos perguntar ao Sandro, ao Josmar ou ao Armando sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  5. This blog was... how do you say it? Relevant!! Finally I've found something which helped me. Kudos!

    my blog post ... aire acondicionado

    ResponderExcluir