sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Aos alunos do 3º ano


Olá, pessoal!
Hoje tivemos uma conversa sobre a escolha profissional e, como atividade, solicitei que cada um procurasse conhecer mais sobre a carreira pretendida. Procurem um profissional que possa dar preciosas informações como, por exemplo, como está o mercado de trabalho e os prognósticos para o futuro. Se possível tente vivenciar um dia de trabalho.
Também gostaria de alertar vocês quanto aos documentos exigidos para a inscrição dos principais vestibulares. Se você ainda não possui RG ou CPF, providencie-os, pois são solicitados no ato da inscrição do Enem, por exemplo. Caso já tenha os documentos, verifique o estado de conservação e se você consegue reproduzir a assinatura.
Qualquer dúvida, procurem-me.

14 comentários:

  1. Caso estejam interessados eu posso tentar entrar em contato com alguem do curso de Química/Farmácia da USP sobre informações do mercado de trabalho, grade curricular etc.

    Quanto aos outros cursos não prometo nada.....mas é possível arranjar informações.

    ResponderExcluir
  2. Oii Julia.
    eu gostei da conversa que tivemos sobre a escolha profissional, acho que daqui um tempo poderíamos ter outra conversa para cada um contar sobre a conversa que tivemos com o profissional da aérea desejada e as vezes quem continuar com a sua duvida sobra a profissão algum aluno possa contar um pouco sobre a sua conversa e tirar a indecisão do outro que possa estar querendo saber da mesma profissão! é uma dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Seiji, muito obrigada pela colaboração! Você sabe como este pessoal está se sentindo, né?

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jaque!
    Gostei da sugestão. O que será que o pessoal acha? Ei, pessoal! Manifestação!

    ResponderExcluir
  5. O último ano do ensino médio costuma ser uma tortura......Mas o que eu queria mesmo é procurar futuros bixos xD, preciso descontar o "stress" em alguem.

    ResponderExcluir
  6. Ah, Seiji! Que mentira! A gente deu muita risada nas aulas de MAE do ano passado... quanto aos bixos, não se preocupe que no ano que vem você terá muitos, se for do Marupiara, eu ficarei muito contente (novamente).

    ResponderExcluir
  7. Finalmente o blog de física está funcionando.

    Acho que agora da pra faze algum tipo de projeto unificado entre elas ( Química e física), neh?

    Além disso, o que você(s) estão planejando para o ano da Química? Experiências, discussões e apresentações..... espero.

    Obs.: Ainda estou esperando pelo profissões em debate com profissionais da área de química que o Mario me prometeu ¬¬

    ResponderExcluir
  8. Oi, Seiji!
    Talvez este ano seja um pouco diferente a abordagem das profissões. Ainda estamos definindo os novos moldes, mas, caso os profissionais da área de química compareçam, eu te aviso, ok?

    ResponderExcluir
  9. A respeito do projeto, ainda tenho dúvidas sobre minha escolha profissional, tenho mais de uma opção e as duas pesam bastante em inúmeros quesitos, mesmo depois de algumas pesquisas. :( No entanto, as duas escolhas abrangem os mesmos princípios, fazem parte da mesma área. A questão é, eu poderia falar mais a respeito da área de uma forma um pouco mais ampla ao invés de focar uma das carreiras pretendidas?

    ResponderExcluir
  10. O terceiro ano tem interesses em que cursos de que instituições? Estou curioso =D

    ResponderExcluir
  11. Em homenagem ao ano da Química diversos projetos que buscam divulgar a importância dessa grande ciência para nossas vidas foram criados.

    Dentre eles temos o "365 dias de Química". Nele, em cada dia será postado uma reportagem com algum pesquisador da área e curiosidades sobre substâncias interessantes e/ou importantes para o desenvolvimento da sociedade.

    Logo, teremos 365 reportagens e 365 substâncias. Aproveitem ^^!.

    http://www.quimica2011.org.br/index.php?option=com_content&view=category&id=35&Itemid=55

    ResponderExcluir
  12. Achei ótimo a sua iniciativa, pois acredito que todos nós, alunos do 3º ano estamos nos sentindo "confusos" em relação à escolha da profissão. Sempre me pego pensando " Como vou escolher o que quero para a minha vida toda com apenas dezesseis/dezessete anos? " Te agradeço pela conversa que tivémos em sala de aula, já fui à procura de profissionais e amanhã estarei conversando com o Mário sobre a área de comunicação. Tenho medo de fazer a escolha errada e de não estar fazendo o que realmente goste, estou esperando ansiosa para a próxima aula que discutiremos sobre as conversas que tivémos com os profissionais.

    Rita Moura- 3º ano A.

    ResponderExcluir
  13. Jade,
    Fique a vontade. No nosso Fórum haverá espaço para todos. A ideia é que ao compartilhar os conhecimentos, as certezas, as dúvidas, as inseguranças... os grupos possam interagir de forma positiva auxiliando no que for possível.

    ResponderExcluir