domingo, 21 de agosto de 2011

Verificação Geral

Olá, Pessoal!

Nesta sexta-feira aconteceu a Verificação Geral do 8º ano do EF ao 3º ano do EM. Esta intervenção tem como objetivo submeter o aluno a experiência de realizar um dia de avaliação. Muitos alunos ficam tensos e preocupados com o seu desempenho (sua nota), porém mais importante que o resultado é a análise de seu desempenho, a autoavaliação.

Tomo a liberdade de iniciar a sua reflexão quanto ao seu rendimento através de uma observação minha, se não for o seu caso, fica a dica.

Durante a realização da Verificação Geral, percebi que muitos alunos estavam cansados e não conseguiam concentrar-se.

Na véspera de um evento desta magnitude - que exige esforço físico (isso mesmo físico) e intelectual - é essencial uma boa noite de sono. Pesquisadores da Escola de Medicina e Saúde Pública da Universidade Wisconsin, nos Estados Unidos, afirmam que o sono tem um papel fundamental na capacidade do cérebro para reagir ao ambiente. Porém, não é somente na véspera, o ato de dormir exige uma rotina, abaixo seguem algumas dicas para você ter sempre uma boa noite de sono.

1ª) Durma sempre no mesmo horário. Não use o período da noite para estudar um pouco mais ou terminar aquela matéria. O cansaço extra não compensa;

2ª) Faça exercício físico regularmente, pois o cérebro tem muitas áreas motoras que participam do aprendizado. Não exagere, nada de correr 40 km. Passeie com o cachorro, faça caminhadas leves;

3ª) Se não consegue fazer todos os exercícios sugeridos naturalmente, 'no piloto automático', é porque está incorporando conhecimento. Isso torna o raciocínio mais lento. Lembre-se que tendemos a fazer o que é automático mais rápido. Portanto, neste caso, uma queda de desempenho não deve ser encarada como negativa;

4ª) Evite ficar na cama remoendo ideias e rolando de lá para cá. Se não conseguir dormir em 30 minutos, levante-se e vá para a sala. Leia um romance. Quando o sono vier, volte para a cama.

5ª) Tire televisão e computador do quarto. Checar e-mail e ir dormir é o mesmo que levar problemas para a cama. Somente é permitido até uma hora antes do horário de dormir.

6ª) Evite café, chocolate, refrigerantes tipo cola e guaraná e chá mate ou preto no início da noite, pois contêm cafeína, e prefira alimentos leves antes de dormir;

) Aprenda a respirar direito, relaxe. Não se preocupe tanto com o futuro, pois a ansiedade imobiliza;

8ª) A preparação para uma prova deve ser planejada. Não adianta sobrecarregar-se, dormindo tarde e acordando cedo, para tentar aprender em um mês o volume de matérias de um ano;

9ª) Encare as várias provas como o trabalho que você tem todos os dias. Vá a cada uma delas e dê o melhor;

10ª) Pode ser que você precise de mais horas de sono, pois está aprendendo, e isso exige, às vezes, cochilos para o cérebro refazer suas reservas. Isso não é preguiça, é normal.

7 comentários:

  1. Julia,seu eu pudesse controlar meu sono seria tão bom =/ E o que me atrapalha mais nas avaliações geral é a rapidez, penso que não vai dar tempo,faço um pouco mais rápido e acabo 50 min. antes, que raiva!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vitto! Que tal seguir as dicas por um tempo, acho que desta maneira você vai conseguir controlar um pouco mais o seu sono. Quanto ao tempo, a prática e a experiência farão você encontrar o sucesso. Mas o importante é não desistir. Em um papel, descreva como você realizou a verificação geral anterior e esta. Vamos analisar os acertos e erros, ok?

    ResponderExcluir
  3. OK,cuidarei disso!Sem chocolate depois da janta =D

    ResponderExcluir
  4. LAVANDO OS OLHOS COM MERCÚRIO:

    Porque alguém iria querer lavar os olhos com mercúrio? O protagonista deste estranho acontecimento é Thomas Midgley Junior, talvez o químico mais odiado de todos os tempos, mas isto é uma outra história.

    Tudo aconteceu por volta do ano de 1911, quando Midgley estava trabalhando na empresa Dayton Metal Product, e sofreu um acidente envolvendo uma válvula de um cilíndro de hidrogênio. Na ocasião o diafragma de segurança do cilindro rompeu explosivamente lançando farpas de metal no rosto de Midgley, vindo muitos destes pedaços a se alojar na córnea do olho direito.

    O socorro médico conseguiu remover os pedaços maiores que estavam no olho, mas pequenos fragmentos permaneciam atrapalhando a visão, pelo temor do médico que a tentativa de remoção poderia causar danos irreversíveis à visão. E a situação estava cada vez mais incômoda para Thomas, não se concretizando a crença do médico de que os fragmentos iriam se deslocar por gravidade para uma região menos importante da visão, e a irritação na região do olho se intensificava junto com o aumento do desconforto no outro olho.

    Cansado de sofrer, o químico Thomas Midgley resolveu tomar uma atitude drástica. Ele sabia, mesmo sem análise, que as farpas poderiam ser de uma liga contendo bismuto, estanho e chumbo. Desta forma percebeu que poderia remover o metal do olho com a formação de uma amálgama. Mas para formar esta amálgama ele teria que utilizar o mercúrio metálico em seu olho.

    A missão iniciou com uma purificação do mercúrio pelo tratamento com ácido nítrico diluído, e posterior redestilação. Em seguida aplicando aos poucos mercúrio líquido durante duas semanas, ele conseguiu remover todas as farpas e recuperar totalmente sua visão.

    Mas, e o mercúrio não é tóxico?
    Sim, é tóxico. Quando na sua forma líquida e metálica, o elemento tem uma menor capacidade se infiltrar no corpo e o perigo potencial de intoxicação é um pouco menor, mas ainda existe.

    A decisão de Thomas Midgley foi realmente um ato de desespero e não deve ser repetida.

    FONTES:
    http://blogs.nature.com/thescepticalchymist/2011/08/mercury_eyewash_anyone.html
    http://dx.doi.org/10.1021/ie50117a017

    ResponderExcluir
  5. http://www.youtube.com/watch?v=9PFFgRnM9qg

    Simplesmente magnifico.

    ResponderExcluir
  6. É com grande satisfação que lançamos a Olimpíada de Química do Estado de São Paulo OQSP-2012, tendo como tema "Um mundo melhor com a Química", em consonância como o tema do Ano Internacional da Química, que transcorre em 2011. Nove mil cartazes e 9 mil folders seguem pelo correio para milhares de escolas cadastradas (basta enviar endereço postal para abqsp@iq.usp.br).

    Os professores de cada escola (pública ou privada) tem até 24 de novembro para selecionar e inscrever na OQSP-2012 as 2 melhores redações dos seus alunos de 1ª série e duas dos de 2ª série do ensino médio.

    Nas férias de fim de ano, meia centena de professores doutores em química vai avaliar as redações inscritas na OQSP-2012 e selecionar as 100 melhores. Em março de 2012, seus autores serão convocados para o exame da Fase Final, programada para 2 de junho de 2012, no IQ-USP, quando disputarão os R$6 mil em prêmios na Fase Final. Aos 100 autores se somarão os melhores "treineiros" de FUVEST (Exatas e Biológicas) e os vencedores da ORQ (USP-Ribeirão Preto) e do Torneio Virtual de Química.

    Aproveitamos para convidar professores, alunos e demais interessados para o Ciclo de Palestras Semanais: QUÍMICA PARA TODOS no Instituto de Química da USP. A entrada é franca e é permitido o comparecimento avulso em palestras escolhidas na programação.

    Nos dias 16 a 24/09, os estudantes paulistas Tábata C. A. de Pontes --que já conquistou medalha de bronze na 43th International Chemistry Olympiad (foto)-- e Daniel Arjona de Andrade Hara, compuseram, juntamente com os cearenses Raul Bruno Machado da Silva e Davi Rodrigues Chaves a Delegação Brasileira na Olimpíada Ibero-americana de Química, cujo resultado será anunciado nos próximos dias.

    Em 27 de agosto passado foi aplicada em todo o país a prova da Olimpíada Brasileira de Química. Os resultados são aguardados ansiosamente pelos participantes, sendo grande a expectativa dos paulistas que reforçaram sua preparação entre 11 a 16 de julho passado na Escola Olímpica de Química.

    No próximo dia 01 de outubro às 14h, será aplicado, em todo o país, o exame da Fase II da Olimpíada Brasileira de Química Júnior. Algumas centenas de finalistas farão a prova no Instituto de Química da USP.

    Cordialmente,

    Henrique Seiji Sato
    Aluno de graduação do IQ-USP
    henrique.sato@usp.br
    ___________________________________________
    A Olimpíada de Química do Estado de São Paulo é promovida pela Associação Brasileira de Química – Regional São Paulo e realizada por uma equipe de meia centena de Profs. Doutores em Química, tendo como patrocinadores, ABICLOR, BRASKEM, BASF, CRQ-4ª Região, DOW e Univ. Presb. MACKENZIE; conta também com o apoio do Instituto de Química da USP, da FUVEST e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.
    Para descadastrar-se ou cadastrar escolas e colegas nesta lista, escreva para abqsp@iq.usp.br.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Seiji!
    Agradecemos o convite. Vou postar estas informações como assunto principal.
    Um abraço!
    Julia

    ResponderExcluir