quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Gabarito de exercícios de balanceamento

Oi, Pessoal!
Segue o gabarito das questões de balanceamento. Bom estudo!

1.
a. 1 S8 + 12 O2 8 SO3
b. 1 P4 + 5 O2 2 P2O5
c. 2 FeS2 + 11/2 O2 1 Fe2O3 + 4 SO2
d. 2 Aℓ + 3 FeO → 1 Aℓ2O3 + 3 Fe
e. 1 H3PO4 + 3 NaOH → 1 Na3PO4 + 3 H2O
f. 2 HCℓ + 1 Mg(OH)2 1 MgCℓ2 + 2 H2O
g. 1 H2SO4 + 2 NaOH → 1 Na2SO4 + 2 H2O
h. 1 FeCℓ3 + 3 NH4OH → 1 Fe(OH)3 + 3 NH4Cℓ
i. 1 Aℓ2(CO3)3 1 Aℓ2O3 + 3 CO2
j. 1 KCℓO3 1 KCℓ + 3/2 O2

2.
NH4NO2 → N2(g) + 2 H2O(v)
3.
NH4NO3 → N2O(g) + 2 H2O(v)
4.
(NH4)2Cr2O7 → N2(g) + Cr2O3 + 4 H2O(v)

2 comentários:

  1. Ola Prof Julia !
    Meu nome é Juliana Moura, não sou sua aluna, mas, gostaria muito de uma orientação.
    Ultimamente me interessei em fazer sabonetes artesanais, então, comprei o curso do Instituto Universal Brasileiro, e tbem vejo o programa do Peter Paiva aos sabados na tv Aparecida, e assim, fiquei muito interessada no assunto.
    Mas, para comercializar para amigos, td bem. O problema é mostrar os produtos em alguma loja, ou expor seus produtos em alguma feira por causa da vigilância sanitária.
    Para se fazer isso, tem que ter um químico responsável.
    Com tudo isso, me bateu a vontade e a idéia de estudar química.... bom, pra tudo tem um começo.
    O problema é, por onde começo?
    Pois tenho 39 anos, sou Analista Funcional Oracle (área de TI).... e apaixonada por artesanato... faço decoupage, px e crochet em barbante.
    Fico procurando na net para verificar algo para se iniciar... muitos assuntos interessantes.. mas, gostaria de uma sequencia, exercicios... enfim, poderia me ajudar nessa duvida ??

    ResponderExcluir
  2. Olá, Juliana!
    Desculpe a demora da resposta, mas antes tarde do que nunca, não é mesmo?
    Primeiramente, no caso de cosméticos o responsável técnico pode ser químico ou farmacêutico e, além disso é necessário o registro do produto junto à Anvisa segundo normas de fabricação e de controle de qualidade específicas.
    Existem instituições (Faculdade Oswaldo Cruz, Unesp-Araraquara, Faculdade Senac, Racine, etc.) que promovem cursos de pós graduação sobre o assunto: desenvolvimento de fórmulas, registro de cosméticos, controle de qualidade de cosméticos, etc. Mas, como já mencionado, a exigência é uma graduação na área. Porém, existem alguns cursos técnicos como, por exemplo, de farmácia do Senac que abordam o tema dentro de várias outras disciplinas que talvez você não tenha tanto interesse.
    Dentro de tudo isso que eu coloquei, acho que a principal questão é: você quer fazer cosmético artesanalmente ou você quer abrir uma produção de média a grande escala de cosméticos? Para a 2ª opção, há alternativas, não necessariamente, você precisa ser o responsável técnico, você pode contratar alguém com conhecimento do assunto. Outra questão, se você quer ter todo este conhecimento, é necessário vontade e dedicação, nada chegará de forma rápida ou indolor. E quanto a sua idade nunca é tarde para se começar um sonho.
    Espero ter ajudado. Mas se necessário, entre em contato de novo.
    Um abraço!
    Julia

    ResponderExcluir