quarta-feira, 30 de maio de 2012

2º ano - GABARITO


Olá, Pessoal!
Segue abaixo o gabarito da nossa última atividade avaliativa. Analisem com cuidado para podermos discutir na aula de correção.
Bons estudos!

As informações a seguir devem ser utilizadas para responder às questões de 1 a 4:
Um aluno, interessado em estudar as propriedades de soluções colocou em uma caixa dois copos contendo volumes iguais de soluções aquosas de um mesmo soluto não volátil, fechando-a hermeticamente, conforme ilustra a figura a seguir:

A solução contida no copo I era mais concentrada que a contida no copo II. A temperatura externa à caixa permaneceu constante durante o experimento. Acerca das observações que poderiam ser feitas a respeito desse experimento, julgue os itens seguintes.
1.      (F) Após alguns dias, o volume da solução contida no copo I diminuirá.
2.      (F) As concentrações das soluções nos dois copos não se alterarão com o tempo porque o soluto não é volátil.
3.      (V) O ar dentro da caixa ficará saturado de vapor d'água.
4.      (V) Após alguns dias, as duas soluções ficarão com a mesma pressão de vapor.

Analise as proposições de 5 a 15 sobre o ESTUDO DE LÍQUIDOS e de SOLUÇÕES.
5.      (F) Sob mesma pressão, a temperatura da ebulição da água do mar é menor do que a da água pura, devido ao efeito ebulioscópico.
6.      (F) Duas soluções aquosas têm a mesma pressão de vapor d'água desde que os solutos não sejam voláteis, sejam iônicos e as soluções tenham a mesma concentração, em mol/L.
7.      (F) A pressão de vapor de um líquido puro mantém-se constante desde que a massa do mesmo fique constante.
8.      (V) A temperatura de congelamento de uma solução aquosa 0,10mol/L de sal de cozinha é a mesma que a de uma solução aquosa 0,20mol/L de açúcar comum.
9.      (F) As propriedades coligativas das soluções são aquelas que dependem da natureza do soluto e do solvente e não do número de partículas dissolvidas.
10.  (F) A pressão de vapor de um líquido é igual à sua temperatura de ebulição.
11.  (V) Quanto maior for a temperatura, maior será a pressão de vapor de uma substância.
12.  (F) Um soluto não volátil aumenta o ponto de congelamento de um solvente.
13.  (V) Soluções aquosas concentradas evaporam mais lentamente do que a água pura.
14.  (V) O abaixamento da pressão de vapor bem como a elevação do ponto de ebulição são propriedades coligativas.
15.  (V) Uma salada de alface, temperada com sal e vinagre, murcha após certo tempo devido à desidratação causada pelo efeito de osmose.

As informações a seguir devem ser utilizadas para responder às questões de 16 a 18:
As atividades do químico incluem identificar a composição das substâncias e determinar a sua concentração nos materiais. Para a realização de tais atividades, são utilizados atualmente equipamentos analíticos, entre os quais os instrumentos espectrofotométricos, de alta precisão e sensibilidade. Esses equipamentos possuem um sistema computacional acoplado que processa as informações obtidas pelo instrumento, fornecendo ao analista a identificação dos elementos químicos presentes na substância, bem como a sua concentração. A instalação e a manutenção desses equipamentos em laboratório exigem alguns cuidados básicos, em função da existência de sistemas eletrônicos de microprocessamento. Julgue os itens que se seguem, relativos ao problema da conservação desses instrumentos.
16.  (V) A necessidade de manter esses equipamentos em compartimento fechado, anexo ao laboratório, pode ser justificada pela utilização de substâncias com baixo ponto de ebulição e que contaminam o ambiente.
17.  (V) A teoria cinético-molecular demonstra que, em dias quentes, os vapores e gases emitidos no laboratório poderão atacar o sistema eletrônico dos equipamentos com maior intensidade do que em dias frios.
18.  (V) Em laboratórios situados em regiões geográficas de elevada altitude, a vaporização de substâncias voláteis será mais rápida do que em laboratórios localizados em regiões próximas ao nível do mar.

7 comentários:

  1. *_* quantas questões....

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  2. Oi, Sumido!
    Fizemos uma vivência de uma avaliação tipo Cespe, por isso o número grande de questões. Mas nada comparado com o que você tem enfrentado na Faculdade, né?
    Mande notícias!

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  3. Nessa eu faltei :(

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  4. Realmente andei sumido. Esse semestre está mais difícil do que o esperado mas felizmente minhas notas ainda estão altas, com exceção de analítica que é extremamente entediante.

    Na faculdade temos muitos exercícios, mas nenhum é obrigatório. Prefiro estudar pelo livro e através das aulas práticas e da Iniciação científica, consequentemente faço poucos.

    Mudando de assunto: Acompanhei a Olimpíada do Marupiara. Muito legal a ideia; e como assim o marupiara tem uma atlética?!

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  5. É... o Marupiara tem Grêmio, Atlética, Jornal, Núcleo de Ação Social e muito mais. Neste sábado (04/06) vai ter o Sábado Solidário, além do Festival de Música. Traga 1 kilo de alimento e venha nos prestigiar!

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  6. Lucas Kendi 2ºB6 de junho de 2012 17:23

    Júlia, vão ter mais avaliações nesse tipo ou vai ser só essa mesmo?

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  7. Oi, Kendi!
    O "cliente" é quem manda... eu achei que foi uma experiência positiva e que podemos ter mais atividades com este formato. Vamos consultar os demais.

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