quarta-feira, 1 de junho de 2011

Sem Gás, por favor


As multinacionais Coca-Cola, PepsiCo, McDonald's e Unilever uniram-se no projeto "Refrigerants, Naturally!" para encontrar alternativas ecológicas que reduzam a emissão de gases de efeito estufa. A iniciativa tem como objetivo mudar a tecnologia de resfriamento em pontos de venda, substituindo os gases fluorados (os HCFCs e os HFCs) usados em refrigeradores de bebidas e freezers de supermercados por substâncias refrigerantes naturais como a amônia, os hidrocarbonetos e o dióxido de carbono - que não prejudicam a camada de ozônio. Em 2010, as empresas conseguiram que todo o setor de varejo e bens de consumo se comprometesse a mudar suas tecnologias de refrigeração a partir de 2015. A parceria ainda tem o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e do Greenpeace.
refrigerantsnaturally.com
Revista Vida Simples, junho de 2011, edição 106

15 comentários:

  1. O Ano Internacional da Química (AIQ-2011) tem como meta promover, no âmbito mundial, o conhecimento e a educação em Química para todos os níveis. Vamos celebrar os inúmeros benefícios que a Química traz para a Humanidade e pensar no seu papel primordial para o desenvolvimento de um mundo sustentável.

    Formada por sete e-books, escritos por membros da comunidade científica brasileira sobre a Química no Cotidiano, a coleção trata de temas abrangentes e interessantes como: Energia, Saúde, Produtos Naturais, Cosméticos, Alimentos, Esportes e a Química do Amor.

    Atualmente estão disponíveis 2 e-books: A Química do Amor e Química e Energia.

    Sintam-se a vontade para desfrutar dessa incrível ciência que é a Química =D !!!

    http://quimica2011.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=232&Itemid=82

    ResponderExcluir
  2. Palestras AIQ 2011
    Como parte de suas ações para comemorar o Ano Internacional da Química (AIQ), o Conselho Regional de Química 4ª Região estabeleceu um programa de palestras para estudantes do ensino Fundamental e Médio do Estado de São Paulo. Denominado "Palestras AIQ 2011", ele terá início em 1 de junho e se estenderá até o dia 30 de novembro de 2011. Nesse período, a entidade pretende realizar 1.500 apresentações em escolas públicas e privadas. Os encontros vão destacar os seguintes pontos:
    Demonstrar o quanto a química faz parte do cotidiano e sua importância para garantia da qualidade de vida das pessoas;
    Descrever os vários campos da atividade econônica em que os profissionais da química podem atuar;
    Incentivar os alunos a se tornarem profissionais da química.
    Veja mairores informações ou mesmo solicite uma palestra visitando o site do projeto: http://www.crq4.org.br/default.php?p=texto.php&c=aiq_palestras
    Conselho Regional de Química - 4ª Região

    ResponderExcluir
  3. Oi, Seiji!
    Novamente, agradeço as suas contribuições para a divulgação da química!
    Um abraço!
    Julia

    ResponderExcluir
  4. SEMANA DE QUÍMICA DA UNICAMP
    De 21 a 26 de AGOSTO ocorrerá a Décima Edição da SEMANA DE QUÍMICA DA UNICAMP, evento que anualmente reúne cerca de 300 estudantes, professores e profissionais da área.
    Dentre os destaques desta edição esão a participação de grandes nomes da Química, como os professores doutores: Peter Atkins (OXFORD UNIVERSITY), Jairton Dupont (UFGRS), Fernando Galhembeck (UNICAMP), Marcos Eberlin (UNICAMP), Oswaldo Luiz Alves (UNICAMP), Rochel Lago (UFMG), Adriano Andricopuolo (USP), Valter Stefani (UFRGS), Joaquim Mendes (UFRJ), José Augusto Rodrigues (UNICAMP), André Formiga (UNICAMP), dentre muitos outros.
    Será uma semana com programação das 08h às 22h, incluindo atrações culturais, visitas tecnicas e espaços de confraternização, consolidando a SEMANA DE QUÍMICA DA UNICAMP como a maior Semana Acadêmica de Química do país.
    A maior parte da programação é GRATUITA, aberta a todo o público. Outro diferencial é que este evento parte da iniciativa de alunos de graduação, sob realização da Empresa Júnior composta por eles: a All Química.
    Mais informações estarão no site: www.squimica.iqm.unicamp.br

    ResponderExcluir
  5. Nos dias 4, 5 e 6 de agosto ocorrerá a V Feira de Profissões da USP.
    A Feira de Profissões é um evento que reúne mais de 55 unidades e órgãos da Universidade de São Paulo, tanto do campus capital quanto do interior, e objetiva fornecer aos jovens que estão prestes a definir seu futuro, informações fundamentais sobre os cursos, disciplinas, duração, estágios, demonstrações de atividades, carreira e outras.
    E quem fornece essas informações.... somos nós!
    Dessa forma, convido todos os alunos do marupiara a participarem desse evento.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Seiji!
    Legal a dica. Vamos tentar organizar uma visita a sua instituição! Pode preparar o café!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. NOSSA, que máximo! hahaha
    Aliás, sobre essa feira da USP, não entendi direito a parte da informações... São os próprios alunos quem apresentam os cursos oferecidos pela faculdade? realmente gostaria de poder me informar melhor já que, no momento, a única coisa que tenho em mente pra prestar, é medicina... pouco difícil... hahaha abraços

    ResponderExcluir
  8. Café ¬¬?!

    Água destilada temos a vontade, mas café está em falta (é sério). Nossa máquina de fazer café quebrou e, por incrível que pareça, não tem uma cafeteira ou qualquer coisa pra coar o café la :(

    Caso queiram trazer para nós, agradeceremos...

    ResponderExcluir
  9. Como assim? Você está em um laboratório de química cheio de equipamentos e não consegue "passar um cafezinho"? Pega um filtro analítico, um funil de Buchner, um Kitassato e uma tromba d'água. Já pensou rapidinho você faz um café para o Marupiara inteiro!
    Para o Kendi - esta feira é aberta para o público em geral e é apresentada pelos próprios alunos da USP, supervisionados por um professor. Dá para ter uma idéia do curso e, se você der sorte de falar com um estudante legal, você consegue ter uma boa visão até de como estudar para conseguir passar no vestibular.

    ResponderExcluir
  10. Poesia Química:


    "Sinto meus elétrons excitados
    Ao estudar tuas teorias
    Entre cristais e precipitados
    Me fascinam tuas vidrarias

    Teus incríveis elementos
    Organizados na tabela
    São como os sentimentos
    Que tornam a vida mais bela

    É tão linda a reação
    Ocorrendo na capela
    Bate forte o coração
    Ó, Química, como tu és bela

    Do átomo à substância,
    És útil para a humanidade
    Grande é tua importância
    Te conhecer é necessidade

    Tu és nobre como teus gases
    Preciosa como teus metais
    És perfeita no que fazes
    Química, não te deixarei jamais!"

    ResponderExcluir
  11. Conto Químico:

    São Pauling, Ponte de Hidrogênio, noite de 15 de novembro. Um elemento está prestes a ter uma reação precipitada. Policial: "Atenção, Metil, você está cercado! Seus dias de Radical Livre acabaram!" - Fótons são tiradas pela imprensa Repórter: "Estamos aqui onde um Radical Livre ameaça se jogar da Ponte de Hidrogênio. De acordo com as autoridades, Metil matou um cara!" Policial: "Metil, você é culpado por causar envelhecimento precoce, enfisemas, e até câncer! Entregue-se, você precisa ir para CADEIA!" Metil: "NUNCA! Sou um radical LIVRE! E se alguém se aproximar, eu vou REAGIR!" Policial: "Cuidado, rapazes, ele tem um número ímpar de elétrons". Psicóloga: "Ele é instável assim porque teve uma infância isenta de antioxidantes. Policial, deixe que eu vá conversar com ele". Policial: "Ok, mas tome cuidado! Se chegar muito perto ele pode te roubar elétrons". Psicóloga: "Não se preocupe, farei uma ligação". Psicóloga: "Metil, desça daí! Sempre há uma solução!" Metil: "Não sou mais parte da solução, em breve serei um precipitado". Psicóloga: "Vim para neutralizar essa situação. Conte-me o que houve". Metil: "Bem... Tudo começou há um tempo atrás, na ilha do Mol. Encontrei amina perfeita na balada e fui xavecá-la. Afinal, precipitado que sou, decantada eu entendo". “Aê, Amina! Se beleza desse cadeia, você seria uma aromática, sua cheirosa!” Ela riu potássios! “KKKK”... "Senti que estava rolando uma química entre nós. Tinhamos uma ligação muito forte, sabe? O nome dela era Cátion, era uma garota muito positiva. Mas com o tempo a relação foi ficando saturada. Eu dizia: “O amor é fogo que arde sem se ver”. Ela respondia: O nome disso é METANOL!" “Metanol?” – disse eu. Foi então que descobri que Cátion era uma DEPENDENTE QUÍMICA. Fui trocado por um ÁLCOOL! Amina pisou no meu coração com sua Butinona. Minha vida amorosa seguia o Princípio da Incerteza. Era como viver uma meia-vida! Fiquei tão negativo que nem as piadas do ácido crômico me alegravam mais. Sentia-me mais solitário do que o hidrogênio, que nem família tem! Minha instabilidade gerou um câncer e causou uma morte. Por este crime, passei a ser perseguido como se fosse o “Amoníaco do Parque”. Fui preso e o delegado me disse que tinha direito a uma ligação. Quis ligar pro meu AVOGADRO, mas o número dele era muito grande, nunca decorei… Eram muitos os elementos estranhos naquela cadeia isomérica. Todos CIS-mados e TRANS-tornados comigo. Minha cela estava cheia de elementos TRANS. Fiquei me perguntando se aquela seria uma cadeia HOMOcíclica…

    Continua no próximo episódio...

    ResponderExcluir
  12. Recebi vários Alcenos e, ao ouvir Alcino de recolher, pensei: Vou entrar pelo Alcano! Devem ter me confundido com o Grafite, pois estavam botando pressão pra me fazer diamante. Já na cela ao lado ficavam o Mercúrio, o Césio 137 e o Ácido Sulfúrico. Denominavam-se “os intocáveis”. Muito perigosos. Alguns elementos acabavam Pirano e indo parar na ala psiquiátrica. Como o Detergente, aquele bipolar. Que rapaz mais tensoativo! Era uma cadeia fechada de segurança máxima. Os muros eram cheios de spin e cerca-elétron. Às vezes, no silício da noite, Lia na Kama Robson Crusoé Francês pra tentar me manter mais Eletropositivo. Meu amigo Frâncio era o mais bem informado pq vivia do lado do Rádio – “Ei Metil, sabia que Bela Magrela Casou com Sr Barão Ratão?” De vez em quando ligávamos o Rádio pra ouvir Carbono Vox ou KCl - "Quem sabe eu ainda sou uma moleculinha..." Sentia saudade de tudo! Do bilhar com meu amigo Dalton. Do pudim de passas da padaria do Thompson. Até das visitas ao Planetário Rutherford. Então resolvi que iria fugir! Psicóloga: "Como fez? Pagou Propino?" Metil: "Não, quebrei aquela cadeia!" Em uma rebelião, consegui a energia de ativação necessária. A chapa calefou! Eu e meu inflamável amigo C4H10 butano fogo em tudo e fugimos. Mas não sou nobre como aqueles gases. Vivo sem um Níquel! Até meu ex-camarada Urânio, que enriqueceu na Coreia, virou as costas pra mim. Como viu, minha vida sempre foi um Cobre! Eu só me Ferro! Psicologa: "Calma, Metil, Metalize energias positivas." Metil: "Chega! Estou super-saturado dessa vida". Psicóloga: "Ora, vamos! Seja covalente e enfren..... NÃÃÃÃÃOOO!!!" Metil: “IIIIIIIUUUUUUUPAC!!” Repórter: "Que barulho foi esse?" Psicóloga: "Ele pulou!" Policial: "Esse não reage mais…" 6 padres Carbonos e 6 freiras Hidrogênios se aproximam. Repórter: "O que vcs estão fazendo?" Padres: "Benzeno. Vamos usar H2O-ly. Repórter: "O q é isso?" Freiras: "Água Benta." Psicóloga: "Ei, esperem! Vejam, há um bilhete no bolso dele!!!" “Cátion, eu te A(6x10²³), meu Sulfeto (S2) é seu. Sulfato de Berílo (BeSO4), Metil”.

    ResponderExcluir
  13. 28ª Semana da Química:

    A Semana da Química do IQ - USP é organizada desde 1981, sendo uma iniciativa dos discentes da graduação. Vem se consolidando como um evento tanto acadêmico quanto cultural, cujo público tem ultrapassado os limites da esfera universitária.

    A partir de 2011, será realizada a Feira de Estágios vinculada ao evento.

    A edição de 2011 possui o tema : Ano Internacional da Química - Celebrando as Conquistas da Química para a Humanidade. O tema está totalmente conectado ao evento destinado à popularização da ciência entre jovens por meio de eventos mundialmente articulados e à comemoração do centenário do Prêmio Nobel de um ícone da inserção da mulher na Ciência: Marie Curie.

    O evento ocorre sempre no mês de Setembro e, no ano de 2011, ocorrerá especialmente na semana do dia 19 a 23 desse mês, no Instituto de Química da USP.

    Conto com a participação de todos ^^!!!

    ResponderExcluir
  14. Novos livros da coleção "Química no Cotidiano" disponível para download:

    * Química e o controle de Dopagem no Esporte
    * A Química dos Alimentos: produtos fermentados e corantes
    * A Química no cuidado da Pele

    http://quimica2011.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=232&Itemid=82

    ResponderExcluir
  15. Durante a semana da Química da USP no dia 21 às 20h, ocorrerá uma palestra com Prof. Dr. Carlos Dória, da Unicamp, com o tema "Gastronomia molecular". Você conhece a Gastronomia Molecular? A mistura entre gastronomia e ciência que vem chamando a atenção do mundo todo. Não perca!

    ResponderExcluir