sexta-feira, 8 de junho de 2012

Exercícios extras - 1º ano

Oi, Pessoal!
Conforme combinado com vocês, abaixo seguem alguns exercícios extras de equações químicas com gabarito.
Bons estudos!


1.      Acerte com os menores coeficientes estequiométricos inteiros as reações químicas abaixo:
a.              Cu(NO3)2       CuO +        NO2 +        O2



b.             Fe +        HC       FeC2 +        H2



c.              C12H22O11 +        H2O →        C6H12O6



d.             SO2 +        O2       SO3



e.              NaNO3       NaNO2 +        O2



f.              AgNO3 +        NaOH →        Ag2O +          NaNO3 +        H2O



g.              C2H6 +        O2       CO2 +        H2O



h.             C +        H2 +        O2 →         C6H12O6




2.      Equacione e balanceie, com os menores coeficientes inteiros possíveis, as reações químicas abaixo:
a)      A combustão do etanol (C2H6O) produzindo gás carbônico (CO2) e água.

b)      A decomposição do carbonato de cálcio(CaCO3) produzindo óxido de cálcio (CaO) e gás carbônico (CO2).

c)      O ataque de uma barra de ferro (Fe) pelo ácido sulfídrico (H2S) produzindo sulfeto de ferro II (Fe2S) e gás hidrogênio (H2).


GABARITO
1.      a) 2; 2; 2; 3
b) 1; 2; 1; 1
c) 1; 1; 2
d) 2; 1; 2
e) 2; 2; 1
f) 2; 2; 1; 2; 1
g) 2; 7; 4; 6

2.      a) 1 C2H6O + 3 O2 2 CO2 + 3 H2O
b) 1 CaCO3 1 CaO + 1 CO2
c) 2 Fe + 1 H2S 1 Fe2S + 1 H2


5 comentários:

  1. Não tem nada a ver com balanceamento de equações químicas, mas ainda assim é muito legal =D. Vejam o que acontece quando submetemos o mercúrio a certas frequencias de ondas sonoras.

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=WR7SIeD-8-o

    Os padrões de oscilações formados na gota são tema de estudo de um ramo da físico-química e da física conhecida como cinemática, que interpreta os resultados da interação do meio com o som. Não entendo nada disso e nem pretendo me aprofundar no assunto. Mas ver a gota de mercúrio "dançando" me manteve entretido durante alguns minutos (momento brisa).

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  2. Uma coisa que sempre me fascinou na química é a facilidade com que esse ramo do conhecimento tem de se ligar com quase qualquer coisa que possamos imaginar. Uma coisa não tão surpreende, porém muito interessante, é a influência dos componentes atmosféricos nas cores das auroras.

    "Auroras ocorrem em regiões do planeta próximas aos circulos polares e são causadas pela interação da alta atmosfera com partículas com alta energia provenientes dos ventos solares. Este fenômeno tem predominancia em regiões polares devido á participação do campo magnético da Terra no direcionamento destas partículas carregadas"¹.

    As diferenças na composição atmosférica podem causar diferentes cores nas auroras, como foi dito anteriormente. O oxigênio pode ser responsável uma diversas cores, sendo as pricipais o verde e o vermelho (com tons amarronsados). Por sua vez, as moléculas de nitrogênio excitadas emitem luz característica no vermelho, azul e violeta. A interação entre oxigênio e nitrogênio e suas alterações proporcionais com a altitude causam a aparência típica de cores da aurora.

    Fontes:
    1.
    http://www.windows2universe.org/earth/Magnetosphere/tour/tour_earth_magnetosphere_09.html (em inglês)

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  3. O XeNUBi é um jogo para telefones celulares e tablets, que permite ao usuário exercitar seu conhecimento quanto a relação das propriedades de um elemento químico e sua posição na tabela periódica.

    A estratégia do jogo é muito semelhante ao popular ´Super Trunfo´. Neste caso dois elementos químicos aparecem posicionados em uma Tabela Periódica. O jogador deve analisar a posição dos elementos e escolher qual propriedade química do seu elemento é superior ao elemento do oponente (Dr. Moseley).

    O jogo possui instruções na tela de entrada e um botão de “Dica” que pode ser visualizado durante o jogo de forma a auxiliar o jogador a fazer a melhor escolha da propriedade, tudo com base nos conhecimentos científicos.

    O jogador e o oponente ganham 5 cartas (elementos químicos) para iniciar o jogo. O primeiro que atingir 10 cartas ganha a partida.
    Quando o jogador acerta a resposta, ele ganha uma das cartas do oponente (Dr.Moseley). Quando erra, perde uma carta para o oponente.

    O jogo funciona em celulares e tablets com os seguintes sistemas operacionais:
    – Celulares e tablets Android a partir da versão 2.1
    – Telefones Nokia series N40, N60 e acima que rodem Flash Lite
    – iPhone e iPad a partir da versão 4.0

    O jogo é gratuito!

    Demonstração do jogo: http://www.youtube.com/watch?v=iaKRGUlLios&feature=player_embedded

    Download: www.xenubi.com.br/downloads

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  4. Estava eu almoçando com um amigo quando começamos a divagar sobre a vida e cá esta uma parte de nossa conversa:

    "Amanhã temos duas provas e estamos procrastinando. Então vamos falar sobre a ciência por trás da procrastinação!".

    Aposto que você também está procrastinando, acertei? Sabe que tem que fazer algo mas está aqui lendo um post de alguém sobre procrastinação. Não é curioso? O relógio está passando, por que não conseguimos parar?
    Embora pareça não haver consentimento sobre os seus motivos psicológicos, sabe-se que nós superestimamos uma recompensa baseada em sua proximidade de tempo. Entendidos chamam isso de "desconto temporal". Vou dar um exemplo: Eu ofereço para alguém ou R$ 50,00 hoje ou R$ 55,00 daqui três semanas, a maioria das pessoas vai aceitar os cinquenta reais agora, mesmo podendo ganhar mais se esperar um tempo. Só que as coisas mudam se eu alterar o tempo. Se agora eu oferecer ou R$ 50,00 em um ano ou R$ 55,00 em um ano e três semanas, as pessoas vão preferir os cinquenta e cinco reais.
    Na cabeça passa algo como, "se eu aguento um ano, tudo bem aguentar um ano e três semanas." Mas a diferença de valor e de tempo entre cada oferta continua exatamente o mesmo.

    Nossa motivação para algo é altamente influenciada por quanto tempo a recompensa aparentemente demora a chegar. Quanto mais longe for a recompensa, mais você desconta seu valor. Este conceito é chamado de "present bias" (viés do presente). Estar no Facebook, Twitter ou outros sites é mais recompensador do que uma nota azul nas provas. As provas são amanhã, aqui é imediato. Isso continua até que a proximidade da prova faça a sua recompensa valer bastante, então você vira um "berserk" e estuda um dia antes da prova até quase desmaiar. A noite toda.

    Sempre que alguma coisa agradável acontece você libera doses de dopamina (aos colegas químicos, dopamina é um anel aromático com um grupo hidróxi na posição 3 e um na posição 4, e um grupo etanoamina na primeira posição). Ela modifica alguns transmissores do seu cérebro e o torna susceptível a repetir o comportamento. O problema é que o cérebro não sabe diferenciar recompensas tão bem. Imagens engraçadas no Facebook servem como fonte de pequenas doses de dopamina e são constantemente liberadas no cérebro. Diferente de uma prova que é uma recompensa única no futuro.

    Então como você supera esse problema? Há um jeito, mas demorei tanto para escrever esse texto que agora falta pouco tempo para eu conseguir notas. Tenho prova de Física IV e Bioquímica Experimental amanhã e preciso ir lá estudar.

    Na realidade a conversa foi muito mais complexa, envolvendo temas como transmissão de impulsos nervosos, composição da membrana celular de neurônios, diferença de potencial elétrico, potencial químico e fé (pois haja fé/esperança pra aguentar duas provas em um mesmo dia sem ficar louco, ainda mais dessas matérias). Quem sabe em uma próxima conversa não explore mais esses temas ;D.

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  5. A Química (as ciências em geral) é uma irmã caçula (talvez bastarda) da arte. Quanto mais você a conhece, mais próximo da verdade você estará!. Muito embora a verdade (máxima) seja relativa, incompreensível para a mente humana (atual) e portanto inatingível não devemos temer.

    Não ter medo de não saber o tudo é de extrema importância para o desenvolvimento das ciências. Iremos nos esforçar para compreendermos o que conseguirmos....

    Dando um enfoque maior à Química, me arrisco a dizer que ela é a ciência que mais se aproxima das artes.... A química nos permite manipular a matéria, moldando suas propriedades e características a nosso favor.. ao menos teoricamente. Brincamos de juntar peças de variadas formas e tamanhos, criando estruturas que a própria natureza não fez, desafiando-a e competindo contra seus limites. Claramente é um jogo "inútil", pois muito embora façamos coisas que ela não conseguira, ainda somos forçados a seguir suas regras de forma incontestável. O objetivo não é vence-la, mas sim conhecê-la.

    http://www.youtube.com/watch?v=XGK84Poeynk

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